Timbre de Voz

Você sabe o que é Timbre de voz?

aula de canto online

aulas de canto

A voz é uma característica individual e única, assim como o timbre de voz e como as impressões digitais, que não se repete igualmente em nenhum outro ser humano. E onde se encontra o timbre?

Algumas dizem que o timbre é a cor da voz, isto é, o que irá dar a sua voz identidade. Por vários motivos encontra-se vozes parecida, mas nunca absolutamente iguais.

O timbre é uma característica sonora que permite diferenciar sons da mesma frequência, intensidade e altura, porém com ondas sonoras diferentes.

Um exemplo que pode ser esclarecedor do timbre na questão musical é: quando se é tocado uma determinada nota no piano e a mesma nota produzida na mesma altura, é tocada por um violino.

Imediatamente identificamos os dois sons tendo a mesma frequências, mas com características sonora bem diferentes.

Isto ocorre por que leva-se em consideração fatores como o material que é construído o instrumento, o formato da caixa de ressonância e a força utilizada para produzir o som.

Todas essas características influenciam no tipo do timbre. Assim como o timbre das vozes, pois o nosso corpo são como esses elementos de produção do som.

Uma característica vibrante da fala

O timbre de voz é criada a partir da vibração da laringe juntamente com as cordas vocais e impulsionada pela passagem do ar que vem dos pulmões e das articulações como boca, traqueia e garganta.

Levados em consideração esses fatores a quantidade de ar pulmonar também é uma variante importantíssima para o timbre.

Qualidade do som é um dos codinomes do timbre que apresentam suas diferenciações sonoras, e a maneira como ouvimos estes sons são influenciadas em sua percepção.

Podemos questionar então, como os imitadores de celebridades e outros consegue reproduzir a voz das pessoas perfeitamente. Apesar de cada pessoa ter seu próprio timbre é possível modifica-lo.

Através de alguns exercícios que aumentem a sua extensão vocal, qualquer pessoa poderá alterar livremente sua variedade de timbres. Então é só dominar as técnicas e treinar com frequência.

Garantindo que a voz humana é diferente em cada pessoa, o timbre de voz possibilita que ativemos vários mecanismo através do comando de voz. O que já é uma realidade no mundo.

A voz é algo tão único e extraordinário e uma das coisas que nos diferencias do outro, que estudos realizados dizem que se é possível detectar sinais de depressão no timbre de voz de uma pessoa.

Essas pesquisas indicam que o timbre de voz de um indivíduo traz informações sobre seu humor. E ainda criaram uma metodologia para capitar esses indícios depressivos, por meios de algoritmos e sinais acústicos/vibrantes.

Fundamentos do timbre

Fundamentos do Timbre de voz -

Somente com o passar das décadas e o desenvolvimento da eletrônica, é que gerou a possibilidade de compreender o timbre de voz com mais exatidão.

A frequência é um elemento que indica o número de ocorrências, ciclos, voltas ou oscilações de um evento, em um determinado intervalo de tempo. O tempo de oscilação é chamada período, assim a frequência é seu inverso.

Vamos exemplificar esta questão:

O coração de uma criança recém-nascida bete numa frequência de 120 vezes por minuto, então seu intervalo de batimentos é metade de um segundo. Esta mesma nota produzida um um violino terá a mesma frequência.

Permitindo-se ouvir os dois sons e identificar sua fonte e ondas sonoras.

A onda

A Onda do timbre de voz

Uma corda, um tubo ou qualquer objeto que pode produzir sons entre vibrações gera automaticamente uma variedade de ondas.

Todo e qualquer corpo que produz vibrações, também criam frequências que soam simultaneamente, com uma determinada nota fundamental.

Envelope sonoro do timbre de voz

É a produção do som do momento que se inicia, passando pelo período em que se mantem até ao longo de seu termino. E é composto por quatro momentos:

Ataque: o início de cada nota

Decaimento: é a diminuição de intensidade que o som sofre antes de estabilizar

Sustentação: é o tempo de duração da nota

Relaxamento: momento em que a intensidade sonora diminui até desaparecer. Em outras palavra é o fim da nota.

A junção dos tempos destes quatro elementos é essencial para a possibilidade de reconhecer o timbre de voz. No caso dos instrumentos se usa até sintetizadores para alterar esses tempos e criar timbres novos.

No quesito voz, a excelência está no uso dos ressonadores, na pressão subglótica, na posição da laringe (alta ou baixa). Encontra-se também na quantidade de mucosa. Esta junção é essencial para a qualidade do timbre.

Já vimos que há uma diversidade de definições do timbre de voz. Falar então do colorido da voz que está diretamente ligado aos ressoadores é mencionar a essência do timbre.

As amplitudes extensas e redondas, a espessura, o brilho que cresce e diminui e a intensidade são o conjunto que relaciona os tons das corda vocais.

As cores do timbre de voz

Cores do Timbre de voz

O timbre, o tempo, a amplitude, o vibrato, a afinação e o ritmo são fundamentos das emoções e expressões na voz cantada. E a união de todas são aplicadas no vibrato e também na pronuncia.

A manipulação da pronuncia das consoantes, com grandes amplitudes moduladas, e as extensões comunicação trazem emocionalmente os sentimentos e emoções de quem as canta.

Acusticamente cada emoção representa um tecido sonoro, que modificadas com os mecanismo citados se transformam em uma linguagem musical.

Para que identifiquemos a frequência de quando as emoções são evidenciadas com alegria ou raiva elas sobem, e para tristeza ou medo são as emoções apresentando a frequência que desce.

Assim cada emoção tem sua própria assinatura de timbre de voz, independentemente do tipo de voz apresentada.

Curiosidades

Pesquisadores estão trabalhando em um aplicativo que coletaria a voz das pessoa durante ligações e rastrearia indicadores de humor para detectar sinais de depressão.

O canto influencia positivamente o sistema imunológico, através da redução de estresses, e ainda produz o aumento imunológico do corpo. Então é só começar fazer uso deste instrumento natural.

Seu timbre é único, criado especificamente para você. Agora é só soltar a voz e desfrutar desta potente ferramenta que há em você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *