A voz é uma característica individual e única, assim como o timbre de voz e como as impressões digitais, que não se repete igualmente em nenhum outro ser humano. E onde se encontra o timbre?
Algumas dizem que o timbre é a cor da voz, isto é, o que irá dar a sua voz identidade. Por vários motivos encontra-se vozes parecida, mas nunca absolutamente iguais.
O timbre é uma característica sonora que permite diferenciar sons da mesma frequência, intensidade e altura, porém com ondas sonoras diferentes.
Um exemplo que pode ser esclarecedor do timbre na questão musical é: quando se é tocado uma determinada nota no piano e a mesma nota produzida na mesma altura, é tocada por um violino.
Imediatamente identificamos os dois sons tendo a mesma frequências, mas com características sonora bem diferentes.
Isto ocorre por que leva-se em consideração fatores como o material que é construído o instrumento, o formato da caixa de ressonância e a força utilizada para produzir o som.
Todas essas características influenciam no tipo do timbre. Assim como o timbre das vozes, pois o nosso corpo são como esses elementos de produção do som.
Uma característica vibrante da fala
O timbre de voz é criada a partir da vibração da laringe juntamente com as cordas vocais e impulsionada pela passagem do ar que vem dos pulmões e das articulações como boca, traqueia e garganta.
Levados em consideração esses fatores a quantidade de ar pulmonar também é uma variante importantíssima para o timbre.
Qualidade do som é um dos codinomes do timbre que apresentam suas diferenciações sonoras, e a maneira como ouvimos estes sons são influenciadas em sua percepção.
Podemos questionar então, como os imitadores de celebridades e outros consegue reproduzir a voz das pessoas perfeitamente. Apesar de cada pessoa ter seu próprio timbre é possível modifica-lo.
Através de alguns exercícios que aumentem a sua extensão vocal, qualquer pessoa poderá alterar livremente sua variedade de timbres. Então é só dominar as técnicas e treinar com frequência.
Garantindo que a voz humana é diferente em cada pessoa, o timbre de voz possibilita que ativemos vários mecanismo através do comando de voz. O que já é uma realidade no mundo.
A voz é algo tão único e extraordinário e uma das coisas que nos diferencias do outro, que estudos realizados dizem que se é possível detectar sinais de depressão no timbre de voz de uma pessoa.
Essas pesquisas indicam que o timbre de voz de um indivíduo traz informações sobre seu humor. E ainda criaram uma metodologia para capitar esses indícios depressivos, por meios de algoritmos e sinais acústicos/vibrantes.
Fundamentos do timbre
Somente com o passar das décadas e o desenvolvimento da eletrônica, é que gerou a possibilidade de compreender o timbre de voz com mais exatidão.
A frequência é um elemento que indica o número de ocorrências, ciclos, voltas ou oscilações de um evento, em um determinado intervalo de tempo. O tempo de oscilação é chamada período, assim a frequência é seu inverso.
Vamos exemplificar esta questão:
O coração de uma criança recém-nascida bete numa frequência de 120 vezes por minuto, então seu intervalo de batimentos é metade de um segundo. Esta mesma nota produzida um um violino terá a mesma frequência.
Permitindo-se ouvir os dois sons e identificar sua fonte e ondas sonoras.
A onda
Uma corda, um tubo ou qualquer objeto que pode produzir sons entre vibrações gera automaticamente uma variedade de ondas.
Todo e qualquer corpo que produz vibrações, também criam frequências que soam simultaneamente, com uma determinada nota fundamental.
Envelope sonoro do timbre de voz
É a produção do som do momento que se inicia, passando pelo período em que se mantem até ao longo de seu termino. E é composto por quatro momentos:
Ataque: o início de cada nota
Decaimento: é a diminuição de intensidade que o som sofre antes de estabilizar
Sustentação: é o tempo de duração da nota
Relaxamento: momento em que a intensidade sonora diminui até desaparecer. Em outras palavra é o fim da nota.
A junção dos tempos destes quatro elementos é essencial para a possibilidade de reconhecer o timbre de voz. No caso dos instrumentos se usa até sintetizadores para alterar esses tempos e criar timbres novos.
No quesito voz, a excelência está no uso dos ressonadores, na pressão subglótica, na posição da laringe (alta ou baixa). Encontra-se também na quantidade de mucosa. Esta junção é essencial para a qualidade do timbre.
Já vimos que há uma diversidade de definições do timbre de voz. Falar então do colorido da voz que está diretamente ligado aos ressoadores é mencionar a essência do timbre.
As amplitudes extensas e redondas, a espessura, o brilho que cresce e diminui e a intensidade são o conjunto que relaciona os tons das corda vocais.
As cores do timbre de voz
O timbre, o tempo, a amplitude, o vibrato, a afinação e o ritmo são fundamentos das emoções e expressões na voz cantada. E a união de todas são aplicadas no vibrato e também na pronuncia.
A manipulação da pronuncia das consoantes, com grandes amplitudes moduladas, e as extensões comunicação trazem emocionalmente os sentimentos e emoções de quem as canta.
Acusticamente cada emoção representa um tecido sonoro, que modificadas com os mecanismo citados se transformam em uma linguagem musical.
Para que identifiquemos a frequência de quando as emoções são evidenciadas com alegria ou raiva elas sobem, e para tristeza ou medo são as emoções apresentando a frequência que desce.
Assim cada emoção tem sua própria assinatura de timbre de voz, independentemente do tipo de voz apresentada.
Curiosidades
Pesquisadores estão trabalhando em um aplicativo que coletaria a voz das pessoa durante ligações e rastrearia indicadores de humor para detectar sinais de depressão.
O canto influencia positivamente o sistema imunológico, através da redução de estresses, e ainda produz o aumento imunológico do corpo. Então é só começar fazer uso deste instrumento natural.
Seu timbre é único, criado especificamente para você. Agora é só soltar a voz e desfrutar desta potente ferramenta que há em você.
Quero tanto aprender sobre o canto