Voz Tenor

Tenor: principais características dessa voz

Você sabe o que é a voz tenor? Quando falamos em canto, é preciso entender que existem algumas classificações vocais nas quais as pessoas se encaixam. Afinal, cada tipo de voz é única e existe uma faixa de notas que conseguem ser alcançadas pelo artista.

Isso não quer dizer que você não poderá cantar qualquer música ao se tornar cantor profissional. Na verdade, a sua classificação indica apenas o tom no qual a música deve ser tocada para encaixar com o seu tom de voz.

Então, para descobrir o que é a voz tenor, precisamos primeiro falar um pouquinho mais sobre esse conceito.

O que é a classificação vocal?

Voz Tenor

aula de canto online

aulas de canto

A classificação vocal é uma forma de categorizar alguns tipos de vozes. Também conhecida como extensão vocal, a nomenclatura tem como objetivo identificar as notas que um cantor consegue emitir, englobando sempre do mais grave até o mais agudo.

Existem diversos fatores que influenciam a classificação vocal. Dentre eles, podemos citar as dimensões da laringe e das pregas vocais e a própria pré-disposição do cantor.

Existem 6 diferentes classificações, sendo para cada gênero. Confira:

Classificações vocais masculinas

  • Tenor;
  • Barítono e;
  • Baixo.

Classificações vocais femininas

  • Soprano;
  • Mezzo-soprano e;
  • Contralto (voz mais grave).

Existem ainda algumas classificações intermediárias para que os cantores possam conhecer melhor suas vozes. Porém, a classificação básica citada acima já é muito comum no meio musical.

Para descobrir a classificação, geralmente é realizado um teste com o apoio de um instrumento musical. Nesse caso, o piano e o teclado são os mais utilizados.

Um profissional de mapeamento de voz pede para o cantor tocar as notas do piano e, ao mesmo tempo, cantar. Então, é possível descobrir quais são as notas dentro da sua zona de conforto. Ou seja, aquelas que você não precisou de muito esforço para alcançar.

Tipos de voz - Tenor

O que é a voz tenor?

Agora que você já entendeu melhor o tema, podemos explicar o que é a voz tenor.

O termo se enquadra na categoria de classificações masculinas. Basicamente, ele é identificado como alcance mais agudo dos vocais masculinos. Dessa forma, o cantor consegue alcançar notas agudas sem usar o método do falsete.

Sua disposição de notas musicais engloba a fronteira entre Dó2 e Dó4. Essa faixa é justamente o que diferencia o tenor do barítono e do baixo.

Porém, vale ressaltar aqui é que o tenor não é a classificação mais aguda. Como mencionamos acima, existem nomenclaturas intermediárias para identificar a extensão de um cantor.

Nesse caso, o contratenor e o sopranista alcançam as notas mais agudas com facilidade.

Diferenças entre tenores

Tenor

Voltando ao assunto principal do artigo, é importante também frisar que existem dois tipos de tenores: o tenor ligeiro, conhecido como 1° tenor, e o tenor lírico, chamado de 2° tenor.

Esse primeiro caso remete aos cantores que praticam notas com agilidade, o que é conhecido como volatura. Por outro lado, o tenor lírico é aquele com o timbre volumoso.

Originada no latim tenere, a palavra tenor significa sustentar. Logo, o nome foi dado porque os cantores são capazes de sustentar as notas, característica predominante no canto lírico. Vozes com diferentes classificações eram utilizadas nos corais como forma de enfeitar a expressão vocal.

Agora que você já sabe o que é a voz tenor, chegou a hora de descobrir qual é a sua classificação vocal. Para isso, você pode contar com professores e profissionais especialistas no tema.

Dessa forma, desenvolver as melhores técnicas de canto sem machucar a laringe e as pregas vocais fica muito mais fácil. Boa sorte!

Caso você ainda tenha dúvidas sobre o tenor, deixe seu comentário no espaço abaixo. Aproveite também para divulgar o artigo nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *