Aumente sua extensão vocal e solte seu talento

Qualquer pessoa, não importa sua condição de saúde ou timbre, possui uma extensão vocal. É algo inerente ao ser humano e à sua fisiologia.

Ao aprendermos a cantar, naturalmente nos deparamos com esse tema, pois logo percebemos nossos limites no alcance de determinadas notas.

E esse comportamento vocal não é igual para todos. Há quem tenha facilidade de entoar notas extremamente graves. Outra pessoa pode, por outro lado, cantar notas muito agudas com muita naturalidade, sem grandes esforços.

De fato, é necessário que você conheça seus limites, para não prejudicar sua musculatura laríngea. A boa notícia é que é dá para expandi-los com os exercícios certos.

Em outras palavras, é perfeitamente possível aumentar a sua extensão vocal. Mas você sabe o que vem realmente a ser esse termo?

É o que iremos explicar agora.

Conceito de extensão vocal

Vamos imaginar um piano. Ele tem 88 teclas, sendo a primeira tecla branca, à esquerda, correspondente à nota mais grave que esse instrumento pode executar. Já a última tecla, à direita, executa a nota mais aguda.

Piano preto em um fundo amadeirado

Toda essa região que vai da tecla branca mais grave à mais aguda corresponde à toda extensão de notas executáveis pelo piano.

Existem notas mais graves? Claro que sim. Assim como existem notas mais agudas que esse instrumento comporta. Mas não há possibilidade de tocá-las no piano, por uma questão óbvia.

Com a voz ocorre o mesmo. Quando cantamos, transformamos nosso aparelho vocal em um instrumento musical. Então, da mesma forma que o piano, temos também limites do mais grave ao mais agudo.

Toda essa região de notas fisicamente alcançáveis, com qualidade ou não, é chamada de extensão vocal.

E aqui, vale uma observação importante: extensão vocal não é o mesmo que tessitura vocal.

Enquanto a extensão abrange tudo aquilo que você alcança vocalmente, a tessitura abarca apenas uma parte, correspondendo somente às notas que você faz com conforto e qualidade. Ficou claro?

Vozes absolutas

Entre uma extremidade e outra da extensão vocal há um intervalo. Este termo na música corresponde à diferença de altura entre duas notas. E estas notas não precisam estar necessariamente numa mesma oitava.

Outro fato importante a salientar, é que o tamanho da extensão vocal é variável em cada pessoa. Em geral, pode ir de uma a até três oitavas.

Entretanto, existem cantores que conseguem ir bem além disso. São as chamadas “vozes absolutas”. Confira alguns exemplos:

  • Georgia Brown – A mulher com maior extensão vocal do mundo é brasileira! Georgia alcança até oito oitavas, indo do G2 (Sol 2) ao G10.

    O recorde foi registrado no Guinness Book em 2004. Uma outra curiosidade sobre a cantora é que o G10 é a nota mais aguda já atingida por um ser humano, chegando a ser imperceptível ao ouvido.
  • Tim Storms – O norte-americano conseguiu a façanha de ter a maior extensão vocal já registrada no mundo.

    Tim consegue atingir impressionantes 12 oitavas. Ele também é detentor do recorde da voz mais grave do planeta: G-07, equivalente a 0,189 Hz.

    Para você ter uma ideia, experimente tocar o Sol mais grave do piano. Pois bem: o G-07 corresponde a oito oitavas abaixo desse Sol. A extensão de Tim vai até G#5.
  • Ivan Rebroff – Com uma extensão que ia de F-1 (Fa-1) a A5 (La5), o cantor alemão Ivan Rebroff ficou famoso por interpretar canções russas populares.
  • Yma Sumac – Cantora lírica peruana, Yma possuía uma impressionante extensão, indo do Bb2 (Si bemol 2) até o Ab7 (La bemol 7).
  • Pauline Viardot – Esta mezzo-soprano franco-espanhola era pianista e chegou a tocar com ninguém menos que Chopin. Mas também se destacou como cantora profissional, com extensão que ia do C3 (Do3) ao F6.
Georgia Brown A mulher com maior extensão vocal do mundo

Por que é importante saber sua extensão vocal?

O ato de cantar exige um certo conhecimento de sua própria estrutura vocal, os seus limites e suas possibilidades. Portanto, é imprescindível descobrir até onde sua voz pode alcançar.

Ou seja, saber sua extensão vocal ajuda você a perceber o estágio de desenvolvimento de sua voz. Assim, é possível traçar estratégias mais refinadas de exercícios e técnicas para aperfeiçoamento do canto.

Vale destacar, ainda, que saber o tamanho de sua extensão auxilia na classificação vocal, etapa fundamental para divisão de vozes em corais.

Como descobrir a extensão vocal?

Agora que você já sabe o quanto é importante descobrir sua extensão vocal, uma dica: não tente obter essa informação sozinho! Peça a ajuda de um professor de canto ou vocal coach.

Professora de canto ajudando aluna encontrar a extensão vocal

Ele provavelmente irá utilizar um piano ou teclado, que é o instrumento mais prático em aulas de canto.

O procedimento para verificar a extensão normalmente é feito da seguinte maneira: o professor toca uma nota numa região média do piano e desce até a nota mais grave que o aluno conseguir alcançar.

Esse alcance inclui até mesmo o vocal fry, que tem um som semelhante a uma fritura, com pequenos e rápidos estalos.

A seguir, o professor parte desse grave e segue até a nota mais aguda alcançável pelo aluno. Se ele tiver capacidade, pode arriscar fazer um falsete ou até o whistle, cujo som é tão agudo, que parece um assovio.

A ideia é que todo esse processo seja realizado sem forçar a musculatura laríngea, daí a importância de ter alguém especializado no ensino do canto.

O objetivo é descobrir os extremos da voz sem prejuízos à estrutura vocal. 

Fatores que influenciam na extensão vocal

Mesmo que você nunca tenha feito aulas de canto, saiba que sua extensão vocal não permanece intacta ao longo da vida.

Na infância, as pregas vocais são mais curtinhas e, por esta razão, as vozes infantis são naturalmente mais agudas.

Com o tempo, os homens adquirem pregas mais longas e vozes mais graves, enquanto as mulheres tendem a emitir um som mais agudo.

E tudo isso influencia na extensão vocal!

Problemas de saúde também vão repercutir nas notas que você consegue ou não alcançar, assim como a faixa etária.

Estudiosos estimam que o período de maior extensão vocal fica geralmente entre os 20 e os 45 anos de idade.

Mas é claro que se você é um cantor e gosta de manter sua musculatura laríngea sempre exercitada, ativa e saudável, sua extensão vai se manter ampla por mais tempo.

Exercícios para aumentar a extensão vocal

cantora se apresentando, cantando com olhos fechados e concentrada

Após todas essas informações, você deve estar agora se perguntando: como aumentar a extensão vocal?

Com exercícios adequados, é possível tornar sua extensão maior e trazer mais possibilidades para a sua voz.

Aqui, iremos dar dicas bem simples. Mas, preferencialmente, procure orientação de um professor de canto, que irá fazer exercícios personalizados para a sua necessidade:

  • Primeiramente, aqueça a voz. Faça vibração labial com a sequência Do, Mi, Sol, Mi, Do. Depois, mantenha os mesmos intervalos, aumentando meio tom a cada série. Vá até onde conseguir, sem forçar.
  • Exercício do espaguete: faça um bico, como se fosse comer um espaguete. Sugue o ar por oito segundos. Faça isso dez vezes. O objetivo é abaixar a laringe e aumentar o espaço no trato vocal.
  • Repita a sequência Do, Mi, Sol, Mi, Do. Mas, desta vez, cante com a sílaba “Mã”, abrindo o máximo de espaço em seu trato vocal.

    Lembre-se: continue a manter a laringe baixa, como se estivesse querendo bocejar. Siga o exercício até a nota mais aguda possível.
  • Após atingir o agudo, volte a mesma sequência, indo em direção à nota mais grave que conseguir.
  • Repita esses exercícios pelo menos três vezes por semana. Mas lembre-se: se você sentir a garganta doendo, pare imediatamente. Nunca force! A voz deve ser a mais relaxada possível.

Bons estudos!


E então gostou do nosso artigo? Participe no espaço aqui abaixo e conte-nos como foi sua experiência aqui no nosso site! Será um prazer conversar com você!

About Luciana Amaral

Luciana Amaral é cantora profissional, jornalista, revisora e redatora freelancer. Já participou de vários cursos de canto, como o Modern Mix Voice, do professor Caio Freire; Solte Seu Belting, do professor André Barroso; Canto Popular, durante o Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília (Civebra); e Congresso Online de Voz Cantada, realizado pela Faculdade Novo Horizonte e pela professora Flávia Caraíbas. https://www.instagram.com/luciana.amaral_cantora/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *