Como Cantar Afinado o Guia Definitivo

Qual é o segredo para saber como cantar afinado?

Não é uma pergunta fácil de responder.

De qualquer forma, você provavelmente conhece alguém que consegue cantar com tanta afinação que alcança a perfeição.

Você provavelmente já pensou como seria bom se tivesse esse dom de cantar afinado?

Será que essas pessoas nasceram com um talento sobrenatural?

Ou elas sabem um segredo sobre como afinar a voz que a maioria das pessoas não conhece?

Na verdade, sim, as pessoas que parecem cantar afinados naturalmente dominam algumas técnicas específicas, que você também pode aprender e colocar em prática para cantar bem e afinado.

E nesse artigo eu vou te contar essas técnicas e como você pode fazer para melhorar sua afinação de uma vez por todas.

Como Você Descobre se é Desafinado?

A primeira coisa a ser feita é ter consciência de sua voz e de suas limitações e capacidades.

Basicamente existem três grupos de pessoas quando falamos sobre cantar afinado.

O primeiro grupo é formado por pessoas que já sabem as técnicas de afinação e cantam bem, seja naturalmente, aquelas que nascem com um instinto natural para cantar, ou por estudar a praticar as técnicas corretas de afinação.

O segundo grupo de pessoas contém desafinados conscientes. São aqueles que desafinam e sabem disso. Ou seja, a pessoa é capaz de perceber quando está “escorregando” nas notas, mas não sabe exatamente o que fazer para cantar afinado.

O último grupo é formado por aquelas pessoas que são desafinadas, mas não sabem disso. Talvez a maior parte da população pode ser enquadrada nesse último grupo, já que a maioria não tem o hábito de praticar o canto da forma correta.

Talvez você esteja no segundo ou no terceiro grupo de pessoas, que são desafinadas sabendo ou não disso.

Se você não tem certeza se você é desafinado, aqui vão algumas dicas que vão te ajudar a descobrir isso:

1. Pergunte Para Seu Professor de Canto

Essa deveria ser a sua melhor opção. Um professor de canto, além de ser sincero sobre sua voz, pode te ajudar em qual exato momento você está pecando na afinação.

Além disso ele vai te ajudar a trabalhar as técnicas para corrigir os seus problemas específicos.

Contudo, as aulas de canto presenciais costumam ser muito mais caras que as aulas de canto online, e muitas pessoas não podem pagar um professor particular.

Nos cursos de canto online, você não tem o mesmo suporte que um professor presencial te daria, contudo é possível gravar um vídeo cantando e enviar para a área de suporte ao aluno.

Muitos cursos oferecem esse recurso e também irá te ajudar identificar suas limitações e pontos de melhoria.

2. Pergunte Para Alguém Sincero

Se você ainda não tem um professor de canto, presencial ou virtual (eu recomendo sempre que você tenha um), você talvez tenha um amigo ou amiga, em quem você confia e é capaz de ser sincero com você para dizer se você está cantando afinado ou não.

Porém essa estratégia pode ter algumas limitações. O seu amigo vai conseguir dizer se você está desafinando ou não, mas talvez ele não será capaz de dizer como e quando isso acontece.

Apesar de a maioria das pessoas não conhecer as técnicas para cantar afinado, todos são capazes de perceber quando alguém desafina.

Foi feito um estudo cientifico que identificou o que acontece no nosso cérebro quando ouvimos alguém desafinar, você pode ver a matéria nesse link: o que acontece no cérebro quando ouço alguém cantar mal.

Se o seu amigo souber um pouco de técnica vocal ele poderá te ajudar um pouco mais. Se conhecer alguém assim dê preferência para ouvir a opinião dele.

3. Grave Sua Voz e Ouça

Ouvir sua própria voz através de um gravador é uma das formas de descobrir se você é afinado ou não.

E não é só isso, gravar e ouvir sua voz irá te ajudar a monitorar o seu desenvolvimento, vou te explicar mais sobre isso logo abaixo.

Entretanto, é necessário que sua percepção musical esteja apurada e que você ligue o modo de autoanálise crítica, no máximo.

Temos a tendência natural de privilegiar nossos acertos, e deixar passar desapercebidos nossos próprios erros.

4. Pergunte nas Redes Sociais

Se você tiver um pouco mais de disposição, pode gravar um vídeo ou áudio seu cantando e enviar para algum um grupo de rede social ou um fórum sobre canto.

Apesar de nesses ambientes muitas pessoas não levam as questões a sério, é comum encontrar uma dúzia de pessoas que estão com boa intenção e vão te ajudar de forma honesta.

Entretanto, você tem que ser capaz de filtrar as críticas destrutivas, aquelas pessoas que não querem ajudar a ninguém e só denigrir as outras pessoas.

Leve em consideração somente as críticas construtivas. Essas vão te ajudar no seu objetivo que é descobrir onde está errando e assim poder trabalhar na correção desses erros.

No próximo tópico, vamos descobrir quais são os principais motivos que causam a desafinação, em seguida veremos como resolver esses problemas.

Entenda os Motivos Que Causam a Desafinação

Nesse tópico, você vai entender que os motivos que causam a desafinação são mais simples e comuns do que podem parecer.

Todas as pessoas que são desafinadas podem ser enquadradas em um desses motivos.

E é algo totalmente natural. Ser desafinado não é culpa sua, nem um problema crônico sem cura que te faz ser diferente das outras pessoas que cantam afinado.

O único requisito para saber se você é capaz de cantar bem, é se você pode falar.

Todos os órgãos utilizados na fala, são exatamente os mesmos utilizados no canto.

Portanto, é apenas necessário saber o que fazer para alcançar esse objetivo.

Um exemplo muito bom que gosto de usar é a maratona.

Imagine o quanto é difícil correr sem parar por exatos 44 quilômetros.

Com certeza isso não é uma atividade trivial para qualquer pessoa.

Mas veja, quais são os requisitos para conseguir andar uma maratona?

Você precisa ter a capacidade de correr. Colocar um pé na frente do outro. É bem simples fazer isso. A maioria de nós pode fazer.

Porém, fazer isso por 44 quilômetros exige muito treino. E apenas isso. Não tem que nascer com um dom para ser capaz de completar uma maratona, além de muito treino e trabalho.

Agora, você precisa se abrir para isso. Cantar é exatamente a mesma coisa. Qualquer um é capaz de fazer, desde que pratique da maneira correta.

Vamos então analisar os problemas que impedem as pessoas de cantar afinado:

1. Falta de Treinamento Muscular

Você se lembra do exemplo da maratona? Agora ele vai fazer total sentido para você.

Para cantar você irá utilizar uma grande quantidade de músculos bem específicos do seu corpo.

O principal deles é o diafragma e talvez seja o que mais precisa ser treinado para te ajudar a cantar afinado. Mais à frente vou te mostrar como você pode treiná-lo.

Além do diafragma, toda a musculatura do corpo envolvida na respiração, até os músculos do seu rosto que fazem os movimentos dos lábios para emitir o som das letras, são utilizados com muito mais intensidade no canto do que na fala.

Por isso, muitas pessoas sentem desconfortos quando começam a cantar.

Essa musculatura não está habituada com tanta intensidade de uso, e pode não atuar de forma adequada.

Por esse motivo é necessário praticar e fazer os exercícios certos que irão ajudar no fortalecimento dessa musculatura específica.

2. Falta de Apoio Vocal e Respiração Incorreta

A respiração no canto é essencial para a afinação.

Muitas vezes pode faltar folego para emitir uma frase longa na música, e você vai desafinar nesse momento.

O uso correto da respiração diafragmática irá garantir que você tenha ar suficiente para emitir todas as notas, mesmo em uma frase longa, sem desafinar.

3. Cantar no Tom Errado

Esse é um problema grave que faz com que as pessoas desafinem ao cantar e muitas vezes nem sabem que estão cantando no tom errado.

A maioria das pessoas tende a seguir o tom original da música como se isso fosse uma regra suprema. Na verdade não existe isso.

A maioria dos cantores canta em um tom na gravação de estúdio e outro tom na hora dos shows.

Isto porque em estúdio com ambiente controlado e se dedicando totalmente a uma única música naquele momento, o cantor pode ajustar ao máximo e cantar num tom alto para favorecer a gravação.

Mas não é só isso. Cada cantou ou pessoa tem uma diferente extensão vocal, e quando você canta no “tom original” você está tentando forçar sua voz para se adequar à extensão do cantor e não à sua extensão.

Por isso, é extremamente necessário descobrir, em cada música, qual o tom é mais adequado para você.

Este é outro mito comum, não existe um tom de sua voz que você sempre vai cantar neste tom e vai dar certo. Cada música tem notas diferentes e exige regiões diferentes da voz, então você tem que encontrar o tom pra você em cada música. 

4. Falta de Percepção Musical

Percepção musical é popularmente conhecida como “ter um bom ouvido musical”.

E isso está diretamente ligado à afinação.

Uma vez que, cantar é basicamente ouvir uma nota musical e ser capaz de reproduzi-la com sua voz.

Se você não for capaz de reconhecer o som de uma nota e reproduzir esse mesmo som, muito dificilmente vai manter a afinação numa música.

Essa habilidade pode ser a mais demorada de conseguir.

Mas assim como as outras, com treino correto e paciência você será capaz de desenvolver seu ouvido musical.

No próximo tópico vamos descobrir o que você pode fazer para trabalhar esses problemas e conseguir cantar afinado.

O Que Você Pode Fazer para Aprender a Cantar Afinado

A primeira coisa você acabou de fazer, que é descobrir quais são os problemas que te impedem de cantar afinado. Agora é hora de colocar em prática os exercícios que vão te ajudar a tornar isso real.

Vai por mim, se você realmente tem esse objetivo em mente, será mais fácil do que você imagina.

Saiba que seu cérebro é uma máquina de aprendizado sem igual e tudo que você precisa fazer, a partir de agora, é deixar seu subconsciente saber que cantar afinado é o seu principal objetivo e que, a partir de agora, você irá fazer tudo o que for necessário para alcança-lo.

Começando por colocar em prática, com dedicação e afinco, os ensinamentos que está aprendendo aqui nesse post.

1. Fazer Aula de Canto

Não existe forma mais rápida e eficiente de aprender qualquer coisa, do que fazer aulas com quem já tem todo o conhecimento e experiência em um assunto.

Imagine que você deseje aprender a criar uma lâmpada. Você pode fazer como fez Thomás Edson e fazer mil tentativas até conseguir criar a sua própria versão. Isso ia te tomar muito tempo.

Ou você poderia simplesmente ler o manual de como criar uma lâmpada e executar o passo a passo.

É assim que a humanidade evolui. Alguém se aventura a gastar muito tempo para tentar descobrir algo.

O próximo já vai saber o que funciona e o que não funciona e pode trabalhar em aprimorar aquilo que funciona, em vez de perder tempo com algo que não vai funcionar.

Por isso, fazer aulas de canto é a melhor forma para aprender a cantar afinado.

Em um curso, você será guiado num passo a passo, com exercícios e técnicas que vão te fazer evoluir gradualmente do nível básico até o avançado.

Recomendo que você leia esse artigo, onde analisamos as melhores opções de aulas de canto disponíveis na internet: As Melhores Opções de Aulas de Canto Online.

Se você quer resultados verdadeiros e de longo prazo, fazer aula de canto é, sem dúvida nenhuma, a melhor opção.

2. Alongar a Musculatura

A falta de prática no canto pode fazer com que sua musculatura não esteja habituada com a exigência adicional que ela vai ter durante o canto.

Isso pode te impedir de alcançar algumas notas e te fará desafinar em momentos da música.

Para corrigir esse problema é necessário realizar exercícios de alongamentos específicos. Vamos a eles:

  • Alongar o Pescoço
    Apoie a mão esquerda sobre sua cabeça e puxe levemente para a esquerda alongando o pescoço. Mantenha por 10 segundos e repita o procedimento do lado direito.
  • Esticar os braços
    Levante os braços espreguiçando e esticando o corpo, encoste as duas mãos e segure por 15 segundos.
  • Tronco
    Descer os braços lentamente como se desejasse encostar as mãos no chão, sem forçar, mantenha a posição por 10 segundos e suba lentamente.
  • Fazer Caretas
    Os músculos do seu rosto são muito utilizados durante suas apresentações vocais. Fazer as mais variadas caretas, segurando por alguns segundos, vai ajudar no alongamento muscular.

3. Treinar a Respiração e Apoio Vocal

A correta respiração para o canto e o apoio vocal são itens fundamentais para te ajudar na afinação.

Já escrevemos aqui artigos falando mais a respeito desses dois aspectos.

Você pode encontrar esses artigos nos seguintes links: Respiração diafragmática e Apoio Vocal

4. Treinar a Percepção Musical

A percepção musical é fundamental para você ser capaz de ouvir uma nota e conseguir reproduzi-la com sua voz.

Mas isso não é algo que se consegue de um dia para o outro. É necessário treinar bastante o ouvido para conseguir melhorar essa habilidade.

O segredo para treinar o ouvido é colocando ele para trabalhar e ouvir muita música. O que não é nenhum sacrifício, não é mesmo?

Porém, alguns tipos de música podem ser mais úteis para essa finalidade. E vou te mostrar abaixo como escolher as músicas certas para isso:

  • Ouvir Música Instrumental
  • Ouvir Músicas Gravadas em Estúdio
  • Ouvir Ópera e Cantores Líricos

O instrumento musical traduz a nota musical com exatidão. Então ouvir música instrumental e prestar muita atenção na melodia executada é uma ótima forma de treinar o ouvido.

Nos discos gravados em estúdio os cantores estão em ambiente controlado, ondem podem regravar a música, caso cometam algum erro, e ainda poderia ser utilizado algum software para afinar a voz do cantor.

Então, prefira álbuns de estúdio se sua intenção é melhorar sua percepção musical.

Talvez você não esteja habituado a ouvir música clássica e ache ópera ou canto lírico um tanto fora de seu contexto.

Porém, nesse estilo de música, os cantores levam absolutamente a sério as técnicas vocais.

É muito difícil encontrar cantores de música popular que usem a voz com tamanha precisão e zelo.

Portanto, é indicado que escute esse estilo como ferramenta de estudo.

5. Aprenda Tocar um Instrumento

Tocar um instrumento é uma excelente forma de treinar sua percepção musical.

Além de treinamento prático de execução das notas no instrumento, você vai entender melhor sobre teoria musical, escalas, e muitos outros conceitos que vão te ajudar a ter uma compreensão musical muito mais ampla.

Um dos instrumentos mais populares e acessíveis para isso é o violão.

capa curso violão popular

Você consegue comprar um bom violão com baixo investimento, é fácil de transportar quando desejar se apresentar e torna o cantor mais independente.

Você não vai precisar de ter uma banda te acompanhando em todo lugar que desejar cantar.

Um bom curso de violão é o do Philippe Lobo que você pode ver detalhes nesse link: Curso de Violão Popular Por Philippe Lobo.

Conclusão

Como vimos nesse artigo, qualquer um é capaz de cantar afinado. Desde que aprenda e treine as técnicas corretas que aprendemos aqui.

Então, coloque em prática tudo que você acabou de aprender e corra para realizar seu objetivo.

Gostou do ártico ou tem alguma dúvida sobre o tema? Deixe o seu comentário no espaço abaixo e aproveite para compartilhar nas redes sociais.

Crédito imagem de capa: Vidar Nordli-Mathisen on Unsplash

Como Cantar Afinado o Guia Definitivo
5 (100%) 1 vote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *