Apoio Vocal – Descubra Como Usar e o Melhor Exercício para Desenvolver

O Apoio Vocal é um dos assuntos mais interessantes, importantes e um tanto controversos na arte de cantar. Cantar é a arte de usar de forma especial o aparelho fonador do nosso corpo, o que significa que iremos movimentar certos músculos e órgãos de forma diferente de quando falamos.

Na prática, os mesmos órgãos e músculos que usamos para falar são usados para cantar, entretanto os movimentos e ajustes variam muito de acordo com as exigências específicas de cada nota musical que emitimos.

Esta variação ainda ocorre entre estilos musicais, que podem exigir mais um tipo de ajuste específico que em outros estilos de música.

Importância do apoio vocal

O que é unanimidade entre todos que estudam o canto é que quando se adquire um controle sobre o seu sistema de respiração e apoio no canto, é evidente a grande melhora que ocorre na potência vocal, com uma projeção vocal mais eficiente, entre outros aspectos.

Por este motivo é reconhecida a importância do estudo e treinamento do apoio respiratório, que além de trazer benefícios de emissão vocal, potência e controle da voz, ajuda o cantor em alcance de notas mais agudas e é um grande diferencial para melhorar a afinação.

Entretanto, o apoio vocal gera controvérsias e até debates polêmicos a respeito de seu conceito e forma de aplicação.

A começar pelo nome, você pode encontrar professores e treinadores vocais que chamem esta técnica de vários nomes diferentes, ou mesmo em livros, autores podem se referir a este conceito como:

  • Apoio Vocal
  • Sustentação Vocal
  • Apoio Respiratório
  • Apoio Diafragmático
  • Apoio Baixo abdominal
  • Apoio Costodiafragmático
  • Apoio Costodiafragmático-abdominal

Os nomes vão ficando maiores e mais complexos, mas independente disso, não vamos entrar no debate de qual é o nome correto, ou qual é a forma de aplicação correta da técnica.

Mas conhecer como funciona o sistema respiratório e dominar as técnicas de controle sobre o funcionamento é essencial para manutenção da qualidade vocal de quem canta.

Então, mais que se aprofundar em conceito, você deve, principalmente, entender como funciona o apoio vocal e praticar exercícios para desenvolver suas técnicas.

O que é apoio vocal

Então vamos ver na prática o que é apoio vocal. Para começar algo tem que ficar bem claro, é comum ver pessoas que falam que fazer apoio vocal é jogar o ar para o diafragma, ou para o abdômen. Isso não é correto.

O ar sempre estará em seus pulmões. O pulmão é o órgão responsável por receber o ar que entra em nosso corpo e separar o oxigênio que será enviado para as demais células do nosso corpo. Tendo isso claro em sua mente, fica mais fácil entender o que é o apoio.

Então, como vimos antes, o ato de cantar é a forma de usar o seu sistema fonador para emitir sons.

E isso acontece com o ar que entra pelo seu nariz ou boca, vai para os pulmões e sai fazendo vibração em suas cordas vocais, na emissão das vogais, e é modulado pela boca e língua e nariz onde são formados os sons das palavras e notas musicais.

Assim, o apoio vocal consiste em usar, de forma consciente, o seu sistema de respiração para aprisionar o ar de forma que ele seja utilizado de forma controlada no canto.

Ou seja, o apoio serve para controlar a quantidade de ar que sai pela sua boca ao emitir cada pequeno som durante o canto.

Por este motivo esta técnica também recebe o nome de sustentação vocal. Você irá utilizar os músculos do seu corpo, principalmente o diafragma, para dar suporte ou apoio aos pulmões quando estiverem cheios de ar, e auxiliar no controle da quantidade de ar que é expelida.

Como desenvolver o apoio vocal?

Assim como todas as técnicas do canto, o apoio ou sustentação vocal deve ser desenvolvido com estudo das técnicas, e principalmente com exercícios e muita prática.

Se você deseja ter braços mais fortes você precisa levantar pesos para exercitá-los. Mas você não tenta levantar 30 quilos na sua primeira aula na academia.

Você começa com 2 ou 3 quilos e vai aumentando assim que o seu corpo começa a se adaptar com a rotina de exercícios.

Então você deve procurar um professor de canto que te ajude a caminhar passo a passo no desenvolvimento do seu canto, incluindo com exercícios que melhorem gradativamente sua respiração e apoio vocal.

Não é algo que você fará de um dia para a noite, porém se você levar a sério e treinar todos os dias os resultados serão duradouros e brutais na melhora da sua voz e na sua qualidade como cantor.

Além disso, fazer atividades regularmente vão fazer uma enorme diferença.

Em uma recente pesquisa realizada por acadêmicos com alguns cantores de coral, constatou-se que a atividade física promoveu melhorias significativas no desempenho vocal dos participantes, e por incrível que pareça as atividades físicas que forma mais efetivas no estudo realizado foram dança, expressão corporal e ginástica rítmica.

Exercício para apoio vocal

Existem vários exercícios que vão auxiliar no desenvolvimento do apoio vocal, e todos eles podem ser efetivos de diversas formas, desde que você os faça com constância e disciplina.

O exercício mais simples, desde que feito todos os dias e da maneira correta, pode fazer maravilhas para sua voz.

Então escolha um horário no dia onde você irá dedicar meia hora para fazer exercícios vocais, de quaisquer tipos que sejam, e nesse horário faça religiosamente a rotina sem pular etapas.

Então vamos ver um exercício que irá te ajudar a fortalecer e aprimorar seu apoio vocal:

  1. Fique em pé de frente ao espelho numa posição ereta;
  2. Encha os pulmões sugando o ar como se estivesse com um canudo nos lábios;
  3. Segure o ar sem forçar seu corpo de forma bem tranquila e relaxada;
  4. Solte o ar bem devagar, sem empurrar, emitindo o som de “sssss” durante alguns segundos;
  5. Relaxe tranquilamente por 1 minuto e repita o processo por três vezes.

Lembre-se de manter o corpo bem relaxado durante o processo e utilize o espelho para verificar se você está com o postura corporal adequada. Você deve lembrar de que a respiração correta para o canto você não deve estufar o peito e sim o abdômen, como se sua barriga fosse um balão de ar.

Ao longo dos dias aumente a quantidade de repetições gradativamente e tente manter segurar o ar por mais tempo. Você também pode substituir o som do “ssss” por outras letras ou vogais, em seguida tente falar palavras e por fim tente com frases mais longas.

Enfim, agora que você já sabe o que é apoio vocal e como fazer para exercitar essa técnica, faça sua rotina de exercícios e continue estudando.

Se você deseja aprofundar no estudo e conhecer a fundo outras técnicas, não deixe de procurar por um bom curso de canto, há muitos disponíveis na internet e você pode encontrar alguns deles neste link.

Apoio Vocal – Descubra Como Usar e o Melhor Exercício para Desenvolver
5 (100%) 2 votes

One Comment on “Apoio Vocal – Descubra Como Usar e o Melhor Exercício para Desenvolver”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *