Técnica vocal para iniciantes – postura correta para cantar

A postura correta para cantar. Esta é a última das três partes da nossa mini série Técnicas de Canto para Iniciantes.

As primeiras duas partes focadas na fonte do som e respiração do canto.

Nesta mini série, conseguimos descer as raízes do canto e falamos sobre a origem do seu som e também lhe dissemos como expandir sua capacidade de respiração para o canto.

A última coisa que  anda de mãos dadas com essas lições é a postura correta para cantar.

A postura influência no canto?

Novamente, ter uma boa postura não é uma unanimidade. Algumas pessoas acham que isso ajuda seu som enquanto outros acreditam que não faz diferença.

Recomendamos que você teste as dicas deste artigo para ver como a postura afeta seu desempenho vocal.

Às vezes, a menor mudança no alinhamento do seu corpo pode afetar como você emite os seus sons.

A postura correta para cantar pode abrir suas vias aéreas e permitir uma passagem melhor de ar ou mesmo mudar um pouco o timbre de sua voz.

No entanto, isso varia de pessoa para pessoa. Como regra geral, você pode assumir que você vai parecer cantar melhor quando tiver uma postura vertical e natural .

Você não deve cantar o tempo todo como se estivesse querendo se esconder de algo, ou colocando o rosto para baixo olhando para o chão, ou encurvando a coluna como na imagem abaixo:

Postura incorreta para cantar

De fato, se sua postura é normalmente assim, você pode querer consultar um médico ou fisioterapeuta para ajudar a corrigir sua postura, já que isso pode te levar a problemas de coluna no futuro.

A postura correta para cantar

Então, vejamos uma postura confiante: sua cabeça deve permanecer alta (olhando para o seu público), você não deve ficar mole ou sonolento e você não ficará rígido e tenso.

O correto é manter o seu corpo relaxado, porém com postura firme, cabeça para cima, costas retas se sentindo confiante.

Postura correta para cantar

Observe a postura dos cantores de ópera. Você não precisa ser tão formal, mas são uma boa inspiração de postura correta e confiante.

Esses ajustes simples ajudarão a se acalmar e permitir que o momento seja mais natural para você.

Postura e confiança para cantar

“Espere um minuto! Está dizendo que os efeitos da postura correta para cantar realmente alteram a confiança e isso ajuda cantar melhor?”

Definitivamente sim. Ser uma pessoa confiante em qualquer coisa que você deseja ter sucesso irá melhorar suas habilidades.postura correta para cantar

Seja para você dar discursos, jogar basquete ou cantar, a confiança ajudará a melhorar seu desempenho.

Ter uma postura confiante e natural é simplesmente uma das poucas coisas que você pode fazer para melhorar sua confiança geral no palco.

Leia também: Como Cantar Afinado.

Encontrando alinhamentos diferentes

No início desta página, falamos sobre como uma ligeira alteração no alinhamento do seu corpo também pode afetar a sua voz quando você canta.

Às vezes, você pode encontrar uma posição que realmente permite que você mantenha as notas mais longas ou atinja um alcance vocal  mais agudo ou mais grave.

Então você pode encontrar essa posição e ajustá-la ao longo do tempo para poder fazer o mesmo na posição de postura confiante.

Não há uma razão científica comprovada pela qual isso pode facilitar o canto, mas pode-se dizer que é porque estamos mais relaxados nesta posição.

Então você deve tentar cantar nesta posição e experimentar algumas outras para ver se isso faz diferença para você.

Exercitando os alinhamentos

Tome um momento e mude para algumas posições aleatórias e tente cantar as mesmas linhas da mesma música.

Comece a cantar em uma posição de postura normal e, gradualmente, mova seu corpo ao começar.

Talvez se incline para trás e de lado a lado. Tente deitar no estômago e voltar. Use sua imaginação – você nunca sabe o que pode fazer a diferença!

diferentes posturas para cantar

Se você se deparar com uma determinada posição que torna mais fácil para você cantar ou que melhore seu som, tente observar o máximo possível sobre o que está acontecendo com seu corpo nessa posição.

Anote os detalhes respondendo essas perguntas: Como se sente sua garganta? É apertado ou relaxado? Suas costas estão sendo puxadas ou está relaxado? Etc, etc.

O que você quer fazer é tentar replicar o mesmo som enquanto tiver na postura confiante.

Vai demorar algum tempo e pratica, mas depois de fazer pequenos ajustes, você deve ser capaz de replicar o mesmo que você conseguiu na sua posição de teste.

Se você acabar sem perceber uma diferença, independentemente das mudanças que você faz para sua postura e movimentos, você pode desconsiderar essa informação.

Isso faz a diferença para alguns cantores e, para outros, não tem efeito. Mas espero que isso tenha ajudado você a encontrar um impulso extra para o seu talento vocal.

Técnica vocal para iniciantes – postura correta para cantar
Avalie este post

6 Comments on “Técnica vocal para iniciantes – postura correta para cantar”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *