Engrossar Voz

Engrossar a Voz para Cantar: aqui tem dicas Valiosas!

Engrossar a voz para cantar surge como preocupação para algumas pessoas. Afinal, determinadas músicas e mesmo estilos inteiros pedem variações desafiadoras.

Hoje, conversaremos sobre a natureza dos graves e sua importância para a execução do canto.

Todavia é importante lembrar: há diferentes tipos de vozes, e cada um possui seu papel. Forçar pode ferir as cordas vocais, tudo bem?

Façamos, então, o caminho correto. Tenho certeza que tirará ótimo proveito desta lição.

aula de canto online

aulas de canto

Vamos juntos?

Os diferentes tipos de voz que praticam o grave

Dentro da teoria clássica de canto, considera-se que haja diferentes tipos de voz. E chamamos assim os diversos leques de extensão, reproduzidos pelos cantores.

Há, assim, vozes masculinas que possuem uma longa extensão de graves. Contudo, no campo dos agudos, não possuem grande expressão. Estes são os baixos.

Dentre todos os tipos vocais, os baixos possuem maior controle e projeção dos sons graves. Suas vozes são, portanto, bastante grossas.

Para entender na prática, basta avaliar o primeiro solista de Tuba Mirum, de Mozart. Confira:

Reparou como ele reproduz os graves com expressão magnífica? Além disso, ainda permaneceu capaz de trabalhar o vibrato sem desafinar minimamente.

Mas as vozes grossas não estão trancados nas cordas vocais dos baixos. Temos, também, o barítono e o tenor que, embora reproduzam agudos com maestria, podem engrossar a voz para cantar.

E engana-se quem pensa ser exclusividade masculina. Nas vozes femininas, a contralto encarrega-se dos graves e dos sons de grande profundidade.

Assim, todos estes diferentes tipos vocais podem engrossar a voz para cantar sem prejuízos. Seus leques precisarão, no máximo, de um trabalho de extensão vocal, para conseguirem a nota exata.

Mas tenha em mente que:

  • Mezzos e Sopranos não costumam atingir graves sem esforço excessivo;
  • Do mesmo modo, Altos e alguns Tenores que pendem para aquele tipo vocal devem evitar engrossar a voz para cantar.

Engrossar a voz para cantar de forma natural

Engrossar a Voz para Cantar

Baixos e Contraltos conseguem executar graves profundíssimos naturalmente. Afinal, essa é uma característica intrínseca a seu tipo vocal.

Porém, a depender de determinadas situações, é possível que falhem ou desafinem. E isso é esperado. A voz humana depende de vários elementos para estar saudável.

Falhas dos graves podem ocorrer quando um cantor de graves sofre com:

  • Rouquidão;
  • Uso de álcool;
  • Tabagismo;
  • Esforço vocal;
  • Etc.

Nestes casos, é preciso se preservar, para engrossar a voz de forma bela e elegante. A afinação, então, será adequada, e a experiência crescerá.

Caso queira entender mais sobre saúde vocal, recomendo que leia nossa matéria específica. O que fazer e o que abandonar constam lá, para seu proveito.

Quando engrossar a voz pode ser um desafio

Engrossar a voz costuma ser mais desafiador para quem possui a extensão mais orientada aos agudos. No entanto é importante pensar que é possível superar os obstáculos, conseguindo os graves.

Ocorre, na maioria dos casos, a necessidade de expandir a extensão vocal. Ou seja: trabalha-se, com exercícios, para alcançar notas que, antes, eram impossíveis.

Não há milagre, aqui. Há os exercícios e técnicas que permitem aumentar o leque vocal. Não muito, para evitar danar as cordas vocais. Mas o necessário para aquela música em questão.

Confira a matéria indicada. Lá, falamos bastante sobre o tema, e indicamos exercícios excelentes para esta finalidade.

Outro ponto importante, ao engrossar a voz, diz respeito à potência vocal. Afinal, importa pouco atingir as notas graves, se não há projeção adequada delas. Atente-se também a isso.

Engrossar a voz na prática

Engrossar a Voz na prática

Com a devida atenção, engrossar a voz para cantar torna-se simples. Alcança-se, assim, as notas mais graves da melodia sem sofrer e sem prejudicar a voz.

O principal elemento, aqui, diz respeito ao relaxamento profundo das cordas vocais. Sua importância já se mostra na naturalidade com a qual nossa voz engrossa pelas manhãs.

Acontece que, durante o sono, nosso trato vocal está totalmente descansado. As cordas e mesmo a musculatura estão lubrificadas e livres de tensão.

Justamente por isso, quando acordamos, nossa voz soa bem mais grave. Se nunca reparou, basta observar com atenção. É algo que ocorre com todo mundo.

Assim, o período da manhã ou logo após um sono mais demorado é perfeito, quando é necessário engrossar a voz. E, não havendo oportunidade, o silêncio é nosso amigo.

Isso faz-se necessário porque falar é esforço. Gritar, então, ainda mais. Quanto mais cansada e estressada nossa voz, mais difícil torna-se engrossar a voz.

O segundo ponto diz respeito à postura: devemos respirar bem e sempre manter a cabeça em ângulo reto. Para notas ainda mais graves, mover o queixo em direção ao peito ajuda bastante.

Por fim, é mandatório formar uma concha ressonância em nossa boca. Com isso, refiro-me ao manter os maxilares bem aberto, mas com os lábios próximos.

Essa “concha” é excelente para acústica dos graves. Eles vibram, reverberam e se projetam com maior profundidade.

Assim, seguindo estes conselhos, engrossar a voz trará benefícios para seu canto. E o melhor: poupando a saúde de sua voz e garantindo qualidade a suas apresentações.

E, se gostou desta matéria, temos muito mais para você. Por isso, continue em nosso site e, sempre que possível, volte para ver as novidades.

Foi um prazer imenso estar com vocês. Nos vemos em breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *