Conheça a Voz contralto

Contralto: principais características dessa voz

Você sabe o que é a voz contralto? Ao começar a estudar música, você descobrirá que existem diversas categorias dentro do que chamamos de classificação vocal. Esses termos são utilizados para ajudar as pessoas a conhecerem melhor o seu tipo de voz e descobrir quais são as notas que conseguem alcançar sem esforço.

Ao longo desse artigo, você descobrirá o que é esse tipo de voz e verá ainda alguns exemplos de artistas que se enquadram na categoria. Portanto, não deixe de ler até o final para se tornar um especialista no tema! Vamos começar?

O que é a voz conatralto

Quais são as classificações vocais?

Como mencionamos acima, existem diferentes termos dentro do universo da classificação vocal. Cada voz é categorizada de acordo com a extensão vocal e o gênero de cada cantor. Sendo assim, podemos definí-los da seguinte forma:

Classificações vocais masculinas

Classificações vocais femininas

  • Soprano;
  • Mezzo-soprano e;
  • Contralto (voz mais grave).

aula de canto online

aulas de canto

Logo, o contralto é caracterizado por ser um tipo de voz feminina com baixa tessitura. Além disso, possui um timbre intenso e forte.

Aprenda sobre a voz contralto

Quais são as características da voz contralto?

O alcance vocal da contralto geralmente cai entre o tenor e o mezzo-soprano. Isso significa que engloba as notas entre F3 e F5, mas podemos chegar entre A1 e B5. Tudo depende da sua técnica vocal, do estudo e, é claro, muita prática!

Apesar de não ter uma extensão aguda característica, seus timbres graves compensam. Embora esse tipo de voz não seja tão característico das óperas como as sopranos, por exemplo, existem alguns papeis que foram desenvolvidos especificamente para essa classificação.

Alguns exemplos são:

  • Angelina, em La Ceenerentola;
  • Rosina, em O Baarbeiro de Sevilha;
  • Isabella em L’italiana in Algeri e;
  • Olga, em Eugene Onegin.

Por conta de seu timbre grave, a voz contralto geralmente é reservada para vilãs na ópera e no teatro. Afinal, sua intensidade confere o drama que esse tipo de personagem precisa.

Por outro lado, um coro de vozes geralmente engloba quatro tipos de vozes: baixo, contralto, soprano e tenor. Logo, quem se enquadra nessa categoria pode facilmente se identificar com os coros.

Como saber se você é contralto?

Para descobrir a classificação vocal de um cantor, é prestado um serviço conhecido como mapeamento vocal. Por meio do teste, o profissional consegue identificar quais são as notas que você consegue performar sem esforço. Isso é, sem forçar as pregas vocais.

Essas são as notas que estão dentro da sua zona de conforto e que configuram a extensão vocal. Porém, vale lembrar que é possível ampliar essa extensão por meio de exercícios específicos para a voz.

O mapeamento geralmente é acompanhado por um piano. O profissional toca as notas no instrumento musical e pede para que você reproduza. Como o piano é conhecido por ter um som limpo, fica mais fácil identificar as particularidades de cada nota.

Agora que você já entendeu melhor a voz contralto e sabe como pode descobrir a sua classificação vocal, que tal conferir alguns artistas que se enquadram na categoria? Dessa forma, fica mais fácil identificar similaridades com a sua própria voz e guardar os principais aspectos desse tipo de voz!

Que artistas têm a voz contralto?

Para que você entenda melhor qual é o timbre das pessoas que se enquadram nessa classificação vocal, separamos algumas das artistas mundialmente conhecidas que são contralto. Veja abaixo: 

  • Tina Turner;
  • Judy Garland; 
  • Ludmila Ferber;
  • Karen Carpenter;
  • Nina Simone;
  • Alicia Keys;
  • Adele;
  • Pink;
  • Katy Perry e;
  • Amy Winehouse.

Por mais que cada uma dessas cantoras tenha o seu próprio estilo musical, é possível perceber similaridades na forma como elas cantam e, principalmente, nas notas que conseguem alcançar. É por isso que a extensão vocal está tão relacionada à classificação!

A variedade de artistas que se enquadram na categoria é importante para lembrar que descobrir qual é a sua classificação vocal não significa que você não poderá cantar qualquer música. Na verdade, isso é apenas um jeito de encontrar as notas com as quais você se sente mais confortável para que possa começar a treinar a sua técnica.

Após o mapeamento vocal, você entenderá melhor como funciona a sua voz e o que precisa para se tornar o cantor profissional que tanto deseja. Com muito estudo e prática, não há dúvidas de que a sua voz será o mais profissional possível!

Você ainda tem dúvidas sobre o que é a voz contralto? Então deixe seu comentário no espaço abaixo! Aproveite também para compartilhar o artigo nas redes sociais.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *