Mezzo-soprano

Mezzo-soprano: principais características dessa voz

Você sabe o que é a voz mezzo-soprano? Se a resposta é não, não se preocupe! A classificação vocal é um assunto extenso, mas de extrema importância para quem quer aprender a cantar. Afinal, ela diz respeito à sua voz, as notas que você consegue alcançar e como você pode desenvolver sua própria técnica.

Isso porque conhecer sua própria voz é uma das melhores formas de traçar um bom plano de estudos. Ao definir os seus objetivos e onde você quer chegar com a música, você sabe exatamente o que precisa fazer para alcançá-los.

E descobrir qual é a sua classificação pode ser o primeiro passo para tudo isso!

Ao longo desse artigo, vamos focar na voz mezzo-soprano e suas particularidades. Portanto, não deixe de ler até o final para se tornar um especialista no assunto. Vamos começar?

O que é classificação vocal?

Classificação Vocal - Mezzo-soprano

Basicamente, a classificação vocal é uma nomenclatura para os tipos de vozes existentes por aí. Essas “categorias” são divididas entre os gêneros, formando os seguintes grupos:

Vozes masculinas:

Vozes femininas:

O baixo e o contralto são as vozes mais graves, enquanto tenor e soprano representam as vozes mais agudas. No meio termo, temos o barítono e a voz mezzo-soprano.

Além dessas classificações principais, existem ainda algumas subdivisões que ajudam os cantores profissionais a conhecerem melhor suas vozes. Porém, apenas esses 6 nomes já podem ajudar (e muito).

Sendo assim, a classificação define as notas que você consegue cantar dentro de sua zona de conforto. Porém, vale lembrar que isso não é algo limitante. Na verdade, é possível cantar qualquer música, mesmo que ela esteja fora da sua classificação vocal.

Para isso, basta adaptar a canção ao seu tom.

Bem, agora que você já entendeu um pouquinho mais sobre o assunto, vamos falar sobre as características desse tipo de voz específico.

O que é a voz mezzo-soprano?

Mezzo-soprano - Classificação vocal

A mezzo-soprano é uma voz que se enquadra entre o soprano e o contralto, sendo considerada uma voz intermediária. É um estilo de voz bastante comum, ficando atrás apenas das sopranos no Brasil.

Sua principal característica é o equilíbrio entre a voz aguda e grave, sendo muito agradável aos ouvidos. Além disso, podemos destacar também o timbre cheio, A harmônico e mais aveludado que os outros estilos vocais.

A tessitura da mezzo-soprano geralmente vai do G3 ao B♭5. Porém, é possível atingir notas mais altas ou mais baixas de acordo com a técnica de cada cantora.

Para que você entenda melhor essa voz, separamos alguns exemplos de artistas com a voz mezzo-soprano:

  • Beyoncé;
  • Jessie J;
  • Celina Dion;
  • Taylor Momsen;
  • Katy Perry;
  • Christina Aguilera;
  • Madonna;
  • Lady Gaga e;
  • Demi Lovato.

Como você pode ver, a voz dessas artistas é bastante variada, conseguindo alcançar com excelência tanto as notas mais agudas quanto as graves.

Se você ainda não sabe qual é o seu tipo de voz, talvez seja uma boa ideia procurar algum profissional especialista em mapeamento vocal. Geralmente, o exercício para descobrir qual é a sua classificação é realizado com o apoio de um teclado ou piano.

O profissional toca uma nota e, então, pede para que você reproduza com a sua voz. Isso permite a identificação da sua zona de conforto e de quão alto e/ou baixo você pode chegar sem forçar o seu aparelho vocal.

Identificar as vozes mezzo-soprano é relativamente fácil, já que o timbre pode pender para ambos os lados.

Mezzo-Soprano - aumentar a extensão vocal

É possível aumentar a extensão vocal?

Como mencionamos acima, a classificação vocal funciona como um ponto de partida para o estudo vocal. Isso significa que, sim, é possível aumentar a sua extensão, atingindo notas mais altas ou baixas.

Como qualquer área de estudo e trabalho, a voz também envolve muita prática e dedicação. Logo, é uma ótima ideia contar com o apoio de um professor especialista. Afinal, esse profissional será capaz de identificar o seu tom de voz, sua tessitura e indicar o melhor caminho para que você consiga desenvolver sua técnica.

Tudo isso com muita segurança. Isso porque muitas pessoas acabam causando lesões e até mesmo danos permanentes à voz por tentarem cantar de forma inadequada. Então, independente de se você é mezzo-soprano ou de qualquer outra categoria, nunca se esqueça de cuidar bem da sua voz e musculatura.

Aquecer a voz, evitar bebidas geladas e alimentos à base de leite são apenas alguns dos cuidados que você pode ter. Então, que tal incorporá-los para se tornar uma profissional da voz cada vez melhor? Boa sorte!

Sobre esse assunto temos um artigo inteiro com dicas e exercícios para aumentar a extensão vocal.

Conseguiu entender o que é a voz mezzo-soprano? Caso você ainda tenha dúvidas sobre o assunto ou queira compartilhar sua experiência como cantora conosco, deixe o seu comentário no espaço abaixo. Aproveite também para compartilhar esse artigo em todas as suas páginas nas redes sociais.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *