Aprender a cantar do zero

Aprender a cantar do zero: exercícios e dicas

aula de canto online

aulas de canto

Aprender a cantar do zero e sozinho é um sonho para aqueles que são realmente  apaixonados pela música e querem viver disso.

Conheça algumas técnicas que facilitam o aprendizado do canto autodidata e veja exercícios que vão te ajudar nesse processo.

Saiba por onde começar a aprender a cantar sozinho

Antes de tudo, é preciso conhecer a sua própria voz. Então, por meio de alguns pontos cruciais, você vai iniciar a sua jornada artística de forma autodidata.

Confira a leitura a seguir para entender quais elementos vão te ajudar a compreender a sua capacidade vocal.

Os caminhos para aprender a cantar

aprender cantar bem 6

Em primeiro lugar, a sua respiração é a chave fundamental que irá te conduzir a soltar a voz. Para isso, você não pode respirar de forma automática e natural, como faz de modo geral.

A respiração musical é mais técnica e consiste em usar o diafragma, que se localiza no seu tronco, para respirar e inspirar enquanto canta.

Com isso, você sustenta vocais sem ficar ofegante e sem falhar. Além disso, outros pontos que fazem toda a diferença na hora de aprender a cantar são:

  1. Dicção;
  2. Ritmo;
  3. Extensão vocal.

1 – A dicção

Todo cantor precisa se aprimorar ao pronunciar sílabas e frases. Ou seja, o ideal é que se faça exercícios de dicção, a fim de melhorar a ressonância dos sons, que podem ser suprimidos ou ditos de forma errada.

É importante ter uma boa articulação das palavras e entender que, diferente da fala, elas precisam se encaixar no ritmo, sem perder o sentido e a constância oral.

2 – Ritmo vocal

Ritmo - Aprender a cantar

A habilidade de sentir a hora de começar, intermediar e terminar uma corrente vocal, depende mais dos seus ouvidos, do que da sua voz. Assim, escute de forma atenta como os cantores mais renomados encaixam as letras no ritmo da melodia.

3 – Extensão vocal

Essa etapa é fundamental para dar entonação na música. Isto é, a extensão vocal significa aumentar e abaixar o volume de uma nota musical de forma fluida e correta. O mais importante desse processo, é combinar os sons com a capacidade da sua voz.

Perceba que se a sua potência vocal não é muito alta, evite arriscar em notas muito extensas. Mas, isso não significa que você não pode prolongar a sonoridade de um verso, por exemplo. Apenas diz que é essencial não ultrapassar o seu limite.

Postura

A postura também é essencial na hora do canto, então, alongue sua coluna e mantenha o peito aberto.

Exercícios de respiração para aprender a cantar

A habilidade decantarexige bastante disciplina e exercícios para que o cantor consiga performar de forma natural. Nesse sentido, o primeiro passo é a respiração, dessa forma, veja algumas dicas de como treinar os seus pulmões:

  1. Abra a boca e relaxe a glote;
  2. Depois, comece a respirar como se o ar fosse mais pesado do que o normal;
  3. Em seguida, permita que o oxigênio chegue ao fundo do seu diafragma.

Uma técnica bastante simples é utilizar uma pena leve, ou uma pluma. Basta pegá-la e soprar de forma contínua, de forma que seu sopro mantenha o objeto em pé. Faça isso por alguns segundos, até onde for possível alcançar.

Veja nosso artigo completo sobre a respiração no canto. Respiração Para o Canto: Tudo O Que Você Precisa Saber.

aprender cantar bem 4

Aquecimento vocal para aprender a cantar: vocalize

De modo geral, todos sabem que os artistas se dispõe a aquecer suas vozes antes de subir ao palco. Assim, não é diferente nos casos dos cantores iniciantes, que ainda estão no começo do processo.

A primeira atitude a ser tomada em um aquecimento, é murmurar o mais alto possível. Ou seja, cante como se estivesse em um tom baixo, mas deixe que sua voz alcance um volume alto.

Depois, você deve fazer com que o volume abaixe de maneira gradativa, até o mínimo possível. A explicação desse treino consiste em dois fatos:

  • Ao subir o tom, as pregas vocais se expandem;
  • Mas quando você desce, as cordas se comprimem.

Cantarolar do mais alto ao mais baixo, torna a sua capacidade vocal mais dinâmica. Assim, no momento de fazer uma extensão vocal, você conseguirá combinar melhor a frequência das notas com o ritmo da música.

Encontre a sua extensão vocal

Aprender a cantar - extensão vocal

Durante o aquecimento da sua voz, você irá encontrar a sua extensão vocal de forma fácil. Para isso, enquanto estiver murmurando no tom mais baixo possível, saberá que ao atingir esse nível, essa é a sua menor tonalidade musical possível.

O mesmo vale para quando você aumenta o volume da sua cantoria. Quanto mais alto conseguir chegar, significa que atingiu o máximo da sua extensão vocal em tons mais elevados.

Aprenda a cantar escutando músicas

Essa técnica para aprender a cantar sozinho é uma das mais famosas. Primeiro de tudo, você precisa de fones de ouvido e um gravador de voz. Depois, coloque uma canção que te agrada e mexa com suas emoções, isso ajuda a se soltar.

Após isso, dê o play no botão de gravação e comece a cantar junto com a música. Mas, atente-se ao volume do som, pois você precisa ouvir a sua voz enquanto escuta a obra do artista.

Nesse processo, preste atenção na sua respiração e lembre-se que o ar deve ser solto e absorvido pela parte interna do seu tronco. Você pode sentir o oxigênio na altura do seu umbigo, enquanto inspira. Assim, saberá que está indo bem.

Por fim, outro ponto importante é investir na pronúncia das vogais e consoantes da sua música. Nesse momento, você pode exagerar, a fim de treinar bastante a sua dicção enquanto canta.

É possível aprender a cantar sozinho

Aprender a cantar do zero é um processo que demanda tempo e esforço diários. No entanto, não basta apenas aplicar as técnicas de respiração, conhecer sua voz e ter uma boa pronúncia das sílabas.

Todo cantor precisa cuidar do seu aparelho vocal, pois este é o instrumento de sua arte. Nesse sentido, manter uma rotina saudável é fundamental para obter mais sucesso em sua empreitada. Então, confira dicas de como zelar pela sua voz e investir no seu canto.

A voz depende da hidratação e da alimentação

Aprender a cantar

Todos os dias, é aconselhável tomar de 2 a 3 litros de água. Porém, um cantor, antes de iniciar a apresentação, pode beber líquidos quentes ou mornos, a fim de relaxar as pregas vocais e conseguir resultados melhores, mas evite:

  • Vitaminas;
  • Refrigerantes;
  • Bebidas alcoólicas ou espessas antes de começar a cantar.

Isto porque, ao tomar esses líquidos, é necessário uma contração dos músculos do pescoço, que resulta em cordas vocais tensas.

Treino diário e uso do nariz

Não se esqueça de treinar todos os dias, pois assim, você conseguirá fazer o processo se tornar cada vez mais fácil e natural. Além disso, o nariz tem uma importância na qualidade do som emitido.

Ele pode tornar as notas mais nasais ou fanhosas. Para evitar esse efeito, relaxe a glote e mantenha sua língua de forma que o ar passe livre pela garganta.

Por fim, efeitos nasais podem ser interessantes em músicas country e gospel.

Siga todas as dicas e instruções deste texto para ter sucesso na arte de aprender a cantar e tenha sucesso em sua carreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 17 =

Rolar para cima