Dicas para ajudar a entender o ritmo e cantar bem

Ritmo Musical

aula de canto online

aulas de canto

Ter ritmo musical é um dos pontos mais importantes para poder cantar bem. Não apenas isso, como ter boa percepção rítmica é algo que faz a diferença até para músicos profissionais.

Então, veja a seguir o que é ele e dicas para entendê-lo melhor.

O que é ritmo musical

ritmo musical 2 1

Para começar, a palavra ‘ritmo’ tem sua origem na palavra grega ‘rhytmos’. Seu significado, portanto, é algum movimento regular, constante ou que ocorre de forma simétrica.

Com isso, é comum que essa palavra tenha novos sentidos, mudando conforme o contexto. Logo, quando se trata de ritmo musical, atribui-se a um padrão para organizar sons.

Na prática, um exemplo pode ser um batuque ou as palmas. Ou seja, podem seguir uma ordem sonora, fazendo deles um ritmo. Além disso, você pode entender essa ideia pelo intervalo entre os sons e os silêncios.

Com isso em mente, cria-se um padrão que incluem tempos:

  • Fortes e fracos;
  • Longos e curtos;
  • Agudos e graves.

As notas musicais, nesse sentido, representam esse conceito, visto que traduzem um tempo ou meio. Por fim, é possível criar várias composições usando apenas um conjunto de três notas.

Importância do ritmo musical para cantar

cantar no Ritmo

Todas as coisas do mundo atual possuem ritmo, isso já está claro. Agora, na música, a importância de entender isso é crucial para poder cantar.

Isso porque, está tudo ligado, logo, é preciso saber o momento da voz entrar. Ou seja, esse é um atributo comum, bem como afinação ou poder cantar notas agudas. Dessa forma, é possível treinar a sua percepção rítmica, mesmo que leve um tempo.

Todos devem praticar

Mesmo que seja essencial, há pessoas que não levam em conta o treino. Contudo, isso não é certo, porque todo músico deve estudar ritmo e treinar muito. Afinal, há como melhorar e se desenvolver nesse aspecto.

Como cantar no ritmo certo

O que deve ser feito, antes de mais nada, é praticar o canto no ritmo. A princípio, pode ser difícil para alguns, mas é possível superar esse problema ao escutar a música várias vezes.

Essa ideia faz com que você conheça o som cada vez melhor. Assim, saberá quando a sua voz entra e sai nos tempos certos da canção.

Vale lembrar que em apresentações ao vivo, o ritmo musical pode mudar um pouco. Portanto, é crucial fazer vários ensaios com a banda antes de chegar a esse ponto.

Outra dica útil nesse tópico é fazer treinos de velocidade para acertar os tempos. Dessa maneira, o que deve ser feito é cantar de forma normal, depois mais rápido e depois mais lentamente.

Isso fará com que o cantor se adapte em relação às transições da música. Por fim, basta repetir até que se note evolução nessa parte.

Diferença entre gênero, estilo e ritmo musical

Para saber a diferença entre eles, vale abordar cada um de maneira separada antes. Então, entenda mais sobre eles a seguir.

Gênero

O gênero, sobretudo, é uma forma de separar as músicas por categoria. Nesse sentido, cada tipo de canção fica em um grupo, bem como:

  • MPB e Funk;
  • Pop e Rock;
  • E, por fim, o Sertanejo.

Estes são apenas alguns, visto que há gêneros que surgem de um original. Por exemplo, o Heavy Metal nasceu do Rock e ele próprio deu origem a outros como Death Metal e Thrash Metal.

o que é ritmo musical

Estilo

Sobre o estilo, pode-se dizer que é algo mais particular relacionado às escolhas do cantor. Então, passa a ser algo mais íntimo como o jeito de explorar a melodia.

Esse ponto é o que difere todos os artistas no mundo da música. Ou seja, cada um tem seu próprio jeito, sendo algo que ajuda a reconhecê-lo.

Ritmo musical

Quanto ao ritmo musical, por fim, são os padrões de sons de cada canção. Dessa maneira, são os elementos que compõem uma música com suas variações.

Como é algo que se trata dos movimentos, os resultados podem ser muito diferentes. Por fim, é tido como um dos atributos cruciais, junto com a harmonia e a melodia.

Diferentes, porém conectados

O que se pode concluir, após ver cada um é que se conectam, mesmo que sejam diferentes. Contudo, aqui vai um lembrete rápido para você aprender e que resume cada ponto:

  • Gênero: separa as músicas em grupos, categorias;
  • Estilo: relacionado às opções pessoais do artista;
  • Ritmo: movimento, padrões de sons.

Dicas sobre ritmo musical para cantar bem

Após entender esses aspectos, você já pode praticar e melhorar sua habilidade. Portanto, para te ajudar nessa caminhada, aqui vão três dicas.

  1. Use um metrônomo quando cantar;
  2. Faça algum movimento no treino;
  3. Ouça uma música e identifique os tempos dela.

1 – Use um metrônomo ao cantar

Metrônomo para marcar ritmo musical
Metrônomo

O metrônomo é um aparelho que ajuda a estudar e interpretar músicas. Sobretudo, ele faz isso indicando um andamento musical por meio de pulsos sonoros.

Caso esteja querendo melhorar a sua habilidade de canto, ele vai ser de grande importância. Afinal, aprimora a percepção rítmica e mesmo profissionais de produção usam ele, bem como compositores.

O aparelho é uma boa opção e hoje em dia é possível ter ele facilmente. Dessa forma, basta acessar sua loja de aplicativos e baixar para usar. Mas lembre-se: sempre ative quando for cantar.

2 – Faça algum movimento no treino

Além do Metrônomo, uma forma de entender o ritmo é por alguns movimentos. Logo, bater palmas, os pés, estalar os dedos ou bater a mão na perna são maneiras de melhorar sua percepção rítmica.

De início, você pode se atrapalhar, mas isso é normal. Então, não desista e continue até pegar o jeito e o ritmo.

3 – Ouça uma música e identifique os tempos dela

ritmo musical 5

Para conhecer uma música, escute ela várias vezes enquanto presta atenção para identificar os tempos. A partir disso, tente aprender a intensidade de cada tempo que notou.

O que se deve fazer, além disso, é cantar pensando nesses conceitos. Como resultado, sua voz vai ganhar mais vida e swing.

Não é fácil cantar bem sem ritmo musical

Ao longo deste texto foi possível ver alguns detalhes sobre o que é ritmo musical. Bem como, sua importância, que o faz necessário até para os talentosos aprenderem.

Diferente de outras habilidades, o canto é algo que pode ser melhorado com treino. Nesse sentido, os estudos não podem parar e é crucial melhorar a percepção rítmica.

A dica final para estimular esse atributo é obter um instrumento de percussão. Dessa forma, ele vai te ajudar a evoluir de modo mais rápido enquanto treina.

Agora, é hora de colocar tudo em prática para melhorar cada vez mais.

Então um abraço e até a próxima oportunidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 3 =