Tipo de Voz Raro

Tipo de voz raro: aqui tem curiosidades para você

No canto as vozes são classificadas por sua tonicidade. Mas entre essas categorias há um tipo de voz raro de se encontrar.

A voz consiste de som. Mas como acontece o som? É a amplificação de uma onda extensa que se propaga sendo produzido pelas cordas vocais permitindo a fala, o canto, a gargalhada, o choro, o grito entre outros.

As cordas vocais podem ser exemplificadas como as cordas de violão, pois são capazes de produzir sons graves e agudos de acordo com a vontade de quem a produz.

Então a voz é subdividida em três partes: os pulmões que são responsáveis pela troca de gases entre ambiente e sangue o oxigenando-o sendo órgão do sistema respiratório.

aula de canto online

aulas de canto

As pregas ou cordas vocais que se localizam dentro da laringe e se movimentam gerando vibrações, e o terceiro as articulações como lábio, língua, dentes, mandíbulas e palato duro.

Na música o timbre é uma característica sonora que nos possibilita discernir sons produzidos em frequências, seja elas diferentes ou iguais que dependem de várias cavidades ósseas em conjunto com os mecanismo citados acima.

Imaginar que cada voz de cada pessoa expressa uma cor, um sentimento. Em cada palavra falada e letra cantada uma rara vivencia de sua história. A beleza de ser parte de algo tão especial.

Tipo de voz raro - contralto

Classificação vocal – Tipos de voz

Basicamente existem seis categorias vocais, onde três são masculinas e três femininas. Para o canto classifica-se em aguda, média e grave. A voz mais aguda feminina é chamada Soprano e masculina é Tenor.

Veja as referências a seguir:

Sopranos: Jessye Norman e Anna Netrebko

Tenores: Erico Caruso e Luciano Pavarotti

Quanto a mais grave feminina é Contralto e masculina é chamada de Baixo e por último a voz intermediária feminina é Mezzo-Soprano e a masculina é Barítono.

Contralto: Marian Anderson e Tina Turner

Baixo: Gottlob Frick e J.D Sumner

Barítono: Nat King Cole e Plácido Domingo

Esses termos são válidos para todos os cantos. Entretanto algumas particularidades de vozes podem gerar novas nomenclaturas e torna-se destaque entre os padrões.

Como por exemplo cantores de ópera que apresentam maior flexibilidade, tendo as sopranos subdivisão de Ligeiro, Spinto, Lírico, Dramático e outros.

Existem pessoas que possuem características musicais excepcionais. Elas são classificadas como Vozes absolutas, pois são cantores que ultrapassam três oitavas.

Entretanto, reconhecer uma raridade vocal é realmente um desafio, tendo em vista que cada voz é única mesmo com algumas semelhanças entre elas.

O que torna incrível pensar o que algo tão físico e material como o corpo humano pode produzir de forma sensível, algo tão belo, harmoniosa e excepcional como a voz.

Mas onde está esse tipo de voz raro?

A voz contralto é um tipo de voz raro. Trata-se da voz feminina mais grave que existe.

Geralmente algumas cantoras classificadas como Mezzo-Soprano conseguem se desenvolver tecnicamente alcançando o nível contralto, mas não é natural.

Encontrar uma contralto de verdade é muito raro, considerando que essa voz é semelhante a voz Tenor, pois cantam graves e tem a voz encorpada.

Seu timbre é vigoroso e robusto com extensão aguda muito escura e entubada, o seus alcances graves são cavernosos, coloridos, profundos e marcados pela por sua Potência Vocal.

Podemos encontra-las de décadas em décadas, isto se procuramos bem, mas citamos aqui Marian Anderson e Ewa Podles com vozes extremamente ágeis, extensas, com agudos escuros.

Por este motivo o Contralto é um tipo de voz raro em todo mundo. Sem mistura ou interferências gerando alteração, é essencialmente pura e única.

Um pouco mais desse tipo raro de voz – Contralto

Seu alcance vocal está nítido entre Tenor e Mezzo-Soprano. Nos padrões serão encontradas entre as notas Fá3 e Fá5, podendo alcançar notas de Lá2 para um Dó6 sem perder sua identidade.

A aplicação desse tipo de voz rara na ópera ocorre nesta subdivisão:

  • Contralto coloratura: brilhoso com alta sustentação
  • Contralto lírico: aveludado e mais acessíveis as notas mais altas
  • Contralto dramático: mais profunda e mais poderosa do que as demais

Comparada as divisões das vozes femininas o Contralto tem um alcance vocal menor.

Para aqueles que amam música e o canto será maravilhoso poder ouvir canções com esta voz tão marcante e envolvente. Se deixando levar pelos graves que estremecem todo corpo.

Graves que estremecem- tipo de voz raro

Curiosidades

Por ser uma voz rara na ópera os Contraltos possuem poucos papeis e esses são atribuídos interpretador por vilãs, bruxas e velhas. Uahahaha!!

Uma das Contraltos mais perfeita e lendária foi Marian Anderson e já no século XX foi Ernestine Schumann-Heink.

Então terminamos aqui nossa breve conversa sobre o tipo de voz raro.

Você gostou? Conhece alguns contraltos por ai?

Participe então! Deixe seu comentário, compartilhe também com seus amigos!

Somos gratos por ter você conosco! Então até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *