Voz Rouca

Voz rouca? Aqui tem dicas e cuidados para você

aula de canto online

aulas de canto

Falando de voz rouca, há duas perspectivas diferentes que devemos assumir. Afinal, há a voz naturalmente roca e aquela que, por incidente, está assim por um período determinado.

Quem, por descuido ou infeliz surpresa, vê-se nessa condição, pode se assustar profundamente. Nestes casos, apresentações podem ser prejudicadas, causando transtornos.

Por isso, hoje falaremos a respeito da rouquidão e de como superá-la sem sustos. Mas não pararemos nisso. Trataremos, também, da rouquidão estilística e do como se beneficiar dela.

Que tal? Parece bom para você? Se sim, fique com a gente! Tenho a certeza: você não irá se arrepender.

Vamos lá?

A natureza da voz rouca de momento

Voz Rouca- Como melhorar

A voz é um dos mais impressionantes mecanismos dos que dispomos, em vida. Trata-se de uma ferramenta utilíssima de comunicação e, claro, manifestação artística.

Porém, quando nos deparamos com a voz rouca, o medo tende a nos invadir. Afinal, falamos de uma situação de crise, na que o corpo aponta um estresse indevido.

No funcionamento normal, nossas cordas vocais vibram, mandando ondas para modulação pela boca. Com ajuda da língua e lábios, produzimos os sons que tanto conhecemos.

Todavia este funcionamento normal depende de vários fatores. E o principal deles é a lubrificação das vias respiratórias.

Numa situação diária, temos todo o trato respiratório protegido pelos lubrificantes naturais. Porém situações como doenças ou estresse fazem-no ressecar, causando lesões.

A mais comum, dentre todas, é a voz rouca. Pode ocorrer após uma festa ou um show muito extremo. Pode resultar de gritos ou, mesmo, de alergias ou mudanças climáticas.

Neste então, o corpo nos protege, avisando que há algo errado. Perdemos a projeção vocal e, com isso, a capacidade de cantar.

Não é incomum que soframos de voz rouca após cantarmos sem aquecimento vocal. Isso porque exercitamos as cordas vocais sem qualquer preparo, ferindo-as.

A persistência da voz rouca como indicativo de problema perene

A voz rouca por estresse é natural. Seus efeitos, mesmo sendo desagradáveis, cedem com o tempo.

Contudo, quando há persistência da situação, temos que nos atentar.

Profissionais da voz ou de outras áreas que a utilizam com frequência devem prestar muita atenção. Dentre eles, professores são os que mais fazem soar o alarme do dano permanente.

Ocorre que repetir o dano seguidas vezes causa uma manifestação fisiológica inconveniente: a cicatrização forçosa. Ela ocorre em várias partes do nosso corpo. E isso inclui a garganta.

Assim, quando várias lesões das cordas vocais se acumulam, surgem os calos. Axl Rose que nos conte quanto transtorno este problema gerou em sua carreira.

Por isso, quando o evento de voz rouca é frequente, deve-se analisar a questão com frieza. Busca-se, assim, um profissional otorrinolaringologista e abandona-se hábitos ruins.

Gritar em excesso, forçar drives e insistir em utilizar a voz fora da escala normal fazem parte destes hábitos. Tais práticas devem ser evitadas a todo custo, tudo bem?

Evitando a voz rouca

Para evitar a voz rouca, é fácil saber o que fazer. Basta visitar nossa matéria sobre saúde vocal. Lá, com riqueza de detalhes, apontamos tudo que deve fazer e evitar, em nome de sua voz.

Assim, se está buscando evitar a voz rouca, siga os conselhos apontados ali. Mas, se o problema já está em suas mãos, continue esta matéria, combinado?

Tratando a rouquidão de momento

Dicas para tratar voz rouca

Uma noite de karaokê ou, mesmo, um evento esportivo podem ser desastrosos para as cordas vocais. Nestas situações, costumamos esforçar demais nossa voz, indo além de qualquer limite.

E, ainda, há uma situação muito comum nestes dois tipos de eventos: o consumo de álcool.

Ocorre que o álcool possui um efeito anestésico. Assim, sob seu efeito, sequer sentimos o ressecamento e dano nas cordas vocais. O alerta fica para a manhã seguinte.

Assim, se acordou sem voz, padecendo com a rouquidão, significa que seu corpo está falando contigo. E o pedido é: pegue leve!

A voz rouca eventual funciona exatamente como um torcicolo. O corpo bloqueia aquela função física, para ter tempo de se recuperar. E dar este tempo é determinante para a recuperação.

Com isso em mente, passemos para boas práticas, quando a voz rouca já está presente.

Repouse ao máximo sua voz até que normalize

É fato: o corpo, conseguindo se recuperar, devolverá sua voz à normalidade. E, havendo repouso adequado, isso sequer demora muito.

Assim, se acordou com a voz rouca, não se desespere. Evite falar, mantenha-se hidratado e descanse. Se precisar se comunicar, o faça com sussurros leves.

Outro fator importante diz respeito à musculatura do tórax superior. Ela deve estar relaxada, totalmente livre de tensões.

Yoga, meditação ou o simples descanso em casa podem te ajudar. Atente-se para perturbações emocionais, e evite preocupações.

Lembre-se: o que não tem remédio, remediado está. Remarque compromissos, se for o caso, e apenas volte a se apresentar quando estiver 100%.

Evite líquidos em temperaturas altas ou muito baixas

Embora líquidos gelados gerem a sensação de alívio, é bom evita-los. Prefira bebidas levemente frias, naturais ou mornas. Não queremos forçar ainda mais nosso trato vocal.

Cigarro nem pensar!

O cigarro é um inimigo cruel de sua garganta. E, também, é um dos grandes responsáveis pela voz rouca.

Este produto esquenta muitíssimo as vias respiratórias. Com isso, necessariamente, afeta as cordas vocais.

Assim, se é tabagista, faça o esforço: fique sem fumar pelo tempo necessário. Seu corpo agradece. E, quem sabe, não haja oportunidade ideal para deixar o cigarro? Hein?

Persistindo o problema, recorra ao médico de sua confiança

Se a voz rouca persistir por vários dias, algo mais grave pode estar acontecendo. E, em lugar do problema final, ela estará funcionando como sintoma.

Por isso, nestes casos, não hesite: visite seu otorrino imediatamente. Faça todos os exames necessários. E, identificando comportamentos ruins, profissionais de fonoaudiologia poderão te ajudar.

Falando da voz rouca estilística

Voz rouca estilistica

Você, com certeza, sabe quem é Elza Soares. Essa insubstituível diva da música popular brasileira tem o seu trunfo: sua inconfundível voz rouca.

O mesmo ocorre com outros vários cantores de todos os estilos. Dentre eles, Ray Charles, Janis Joplin e, claro, Louis Armstrong.

No cenário nacional e contemporâneo, Ana Carolina, Seu Jorge e Maria Gadú vêm à mente. Todos possuem uma certa voz “rasgada”, que nos encanta.

Além de técnicas vocais precisas e muito bem aplicadas, temos outro fator: a própria natureza. O sistema vocal destes artistas já possui uma certa rouquidão natural e característica.

Assim, se é o seu caso, use — mas nunca abuse — sua voz rouca sem problemas. Trabalhe técnicas e, sob nenhuma circunstância, force-se. Rouquidão forçada é terrível para o canto!

Agora, se sua voz está rouca, vá se cuidar. Proteja seu trato vocal, e tudo ficará bem em breve.

Foi um prazer ter você com a gente! Estimamos prontas melhoras!

Até mais, colegas de canto!

One thought on “Voz rouca? Aqui tem dicas e cuidados para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *