Aquecimento vocal: turbine sua voz

Se você já fez aula de canto, já sabe: sempre no início, alguns minutos são dedicados ao aquecimento vocal.

Mas você sabe realmente o que significa “aquecer” a voz? E por que esse procedimento é tão necessário? Quais os seus benefícios? É isso que tentaremos elucidar ao longo deste artigo.

Primeiramente, é importante lembrar que a laringe contém músculos, tanto extrínsecos quanto intrínsecos, sendo estes últimos os que atuam sobre a prega vocal. Já explicamos um pouco acerca desse tema no artigo sobre voz mista.

Para cantar bem, os músculos intrínsecos precisam ser exercitados. Isso mesmo: é preciso “malhar” essa região, assim como malhamos outros músculos ao irmos à academia.

Um personal trainer ou um professor de Educação Física certamente não irá orientá-lo a submeter seu corpo a grandes cargas sem antes haver um aquecimento muscular.

Da mesma forma, os músculos laríngeos precisam ser aquecidos antes de uma performance. Aí entra a utilidade do aquecimento vocal.

O que é aquecimento vocal?

cantora com a boca bem aberta, cantando forte.  ao lado desenho das cordas vocais humanas

Há muita confusão sobre o que se entende a respeito do aquecimento vocal. A maioria dos alunos de canto imagina que todos os vocalizes realizados durante as aulas servem para “aquecer” a voz. Mas não é bem assim.

Vamos, então, fazer novamente uma analogia aos exercícios físicos para o corpo. Se você vai correr, por exemplo, é recomendável, antes disso, fazer alguns movimentos nas articulações, estimulando a região a ser trabalhada.

Logo após, é interessante caminhar durante alguns minutos. Só então, com o aumento da circulação sanguínea, você parte para a corrida propriamente dita. Há, portanto, um aumento gradativo de intensidade nos exercícios, para evitar lesões.

Com a voz é a mesma coisa. O aquecimento vocal consiste em atividades que aumentam o aporte sanguíneo na musculatura laríngea. Assim, os músculos ficam prontos para exercícios mais intensos, os quais já não são mais caracterizados como “aquecimento”.

Se no início os procedimentos são voltados a “acordar” sua voz – ou seja, aquecer –, agora a estratégia é desenvolver sua musculatura, para aumentar a extensão vocal, corrigir quebras de registro, entre outros objetivos.

Porém, essa transição entre aquecimento vocal e desenvolvimento da voz ocorre de forma sutil e não é muito perceptível ao aluno.

Benefícios do aquecimento vocal

Muitas vezes, o cantor, no afã de entoar as músicas de seus artistas prediletos, quer partir logo para a performance, sem aquecimento vocal. Contudo, essa atitude pode gerar lesões nas pregas vocais, a longo prazo.

Portanto, não vacile: aquecimento vocal não é “luxo” ou “perda de tempo”. Pelo contrário: é sinônimo de pregas vocais saudáveis e longevas.

Sem contar que você irá cantar muito melhor, sem esforços hercúleos ou compensações musculares desnecessárias. Então, aqueça sempre, não importa se vai fazer uma aula, ensaiar ou subir no palco para cantar.

Entre os principais benefícios do aquecimento vocal, podemos citar:

  • Prevenção de lesões, evitando fadiga e sobrecarga na produção vocal.
  • Aumento do fluxo sanguíneo nos músculos laríngeos, permitindo que eles sejam mais responsivos.
  • Resposta rápida na contração e alongamento das pregas vocais.
  • Melhor articulação, com movimentos responsivos da língua, lábios e do trato vocal como um todo.
  • Melhor coordenação muscular laríngea, com impactos positivos na performance vocal.
  • Maior controle sobre a voz, com melhores ajustes vocais.
  • Maior conscientização sobre a saúde de sua voz.
  • Maior propriocepção: a prática do aquecimento leva o cantor a perceber mais detalhadamente como sua voz reage aos estímulos gerados pelos exercícios vocais.

Não cometa esse erro

foto de uma cantora em um estúdio, ela está com cara de dor na garganta

Um dos erros mais comuns de cantores iniciantes é deixar de fazer o aquecimento vocal e, principalmente o desaquecimento que é o mais esquecido.

Porém, é preciso ter em mente que a voz funciona como diversos outros instrumentos de trabalho, e é preciso prepará-la para que funcione da melhor forma.

Pense na sua voz como o corpo de um atleta durante uma maratona.

Antes de começar a correr, é preciso alongar os músculos, aumentar a frequência cardíaca e preparar os ligamentos para o impacto.

Caso contrário, as chances de que ele se machuque durante a prova são maiores.

O mesmo acontece após a maratona: o atleta deve relaxar os seus músculos para que o corpo volte ao modo de funcionamento normal, evitando arritmias, fadiga e outros problemas decorrentes do exercício em excesso.

O mesmo acontece com a sua voz.

Qual a importância do aquecimento e desaquecimento vocal?

A sua voz precisa ser preparada para o canto se você quer evitar machucar as suas cordas vocais e a rouquidão.

O aquecimento prepara as pregas vocais, controla a sua respiração e define o tom da sua voz, permitindo que você cante com mais facilidade e sem se cansar.

O desaquecimento faz com que o trato vocal retorne à posição de fala, ou seja, sua voz sai do “modo cantor” e retorna para a fala.

Ele é caracterizado pelo relaxamento das pregas vocais e ajuda você a deixar de projetar a voz.

Caso o desaquecimento não seja realizado, a sua voz permanecerá no estado do canto e existem chances maiores de que você fique rouco após cantar.

Felizmente, existem técnicas fáceis que você pode aprimorar para garantir o bom funcionamento da voz.

Lembre-se de que os professores de canto são os profissionais ideais para ajudar você a aquecer a sua voz e se acostumar com os exercícios, por isso é sempre importante contar com o acompanhamento.

Exercícios para aquecimento vocal

Menina fazendo aquecimento vocal na aula de canto

Vamos, então, para a prática? Os exercícios para aquecimento vocal devem ser, sobretudo, leves e em baixo volume. Nada de forçar ou pressurizar em excesso.

A parte vocal pode ser precedida de exercícios respiratórios e alguns movimentos de alongamento, retirando tensões do pescoço, dos ombros e do rosto:

  • Respire normalmente, mas mantenha a barriga para dentro, peito aberto e costelas afastadas. É a chamada respiração costo-diafragmática, ideal para o canto. Veja que manter o peito aberto ajuda na sua postura e facilita o controle respiratório, fundamental para cantar adequadamente.
  • Encha suas bochechas de ar, como um trompetista, e sopre lentamente, de forma contínua. Isto ajuda no preparo do trato vocal e no controle do fluxo de ar.
  • Vire sua cabeça para um lado e para o outro, como se fizesse um “não”. Depois, incline seu pescoço para cima e para baixo. Por fim, incline sua cabeça para o lado direito e para o lado esquerdo. Cada movimento deve levar uns cinco segundos.
  • Faça movimentos rotatórios com a cabeça, para um lado e para o outro.
  • Alongue seus braços para o lado direito e esquerdo.
  • Para tirar a tensão do rosto, faça caretas: sorria de forma exagerada, faça bicos, entre outros movimentos. Depois, ponha a língua para fora e para baixo, o máximo que puder. Por último, faça movimentos rotatórios com a língua dentro da boca, para a esquerda e a direita.

Vamos aquecer?

Vamos, agora, para o aquecimento vocal propriamente dito. Cada exercício abaixo não deve ultrapassar os cinco minutos:

  • Faça vibração labial, primeiramente com uma nota constante e, depois, com escalas ascendentes e descendentes. Exemplo: Do-Re-Mi-Re-Do. Lembre-se: nada de ir para regiões muito agudas ou muito graves. Você ainda não vai desenvolver a voz, mas aquecer! Utilize volume baixo e direcione o som para a ponta dos lábios.
  • Infle suas bochechas, como um trompetista, tal qual fez nos exercícios respiratórios. Tente fazer movimentos vibratórios com a língua, mantendo a boca fechada, e faça escalas musicais desta forma. Podem ser as mesmas do exercício anterior. Direcione o som para a ponta dos lábios.
  • Boceje com som, indo do agudo ao grave em glissando.
  • Faça sons nasais com humming ou “nhe-nhe-nhe”, por exemplo, utilizando a escala musical de sua escolha.

Desaquecendo sua voz

Se o aquecimento tem como objetivo preparar a voz para as sessões de canto, o desaquecimento visa ajudar a voz a voltar para o seu funcionamento normal.

Ao cantar, a voz fica mais alta e você projeta os sons, o que caracteriza o esforço vocal que leva à rouquidão e outros sintomas.

O desaquecimento garante que a voz volte ao seu estado natural e confortável por meio de exercícios simples. Veja quais são os mais indicados:

  • Boceje algumas vezes;
  • Gire a cabeça enquanto produz o som das vogais A, O e U;
  • Massageie a região da laringe, fazendo movimentos circulares em volta da tireoide;
  • Massageie as regiões do aparelho vocal, ou seja, pescoço, nuca e trapézios (a massagem auxilia na circulação sanguínea local, diminuindo a tensão provocada pelo uso contínuo da voz);
  • Relaxe a região cervical;
  • Produza sons nasais e/ou vibrantes;
  • Vibre os lábios, emitindo o som de “Brrrr”, com pouco volume e projeção;
  • Beba água em temperatura ambiente, já que o movimento de engolir é responsável pelo relaxamento da laringe;
  • Mantenha a voz em repouso. O repouso vocal de 20 minutos já ajuda o aparelho a voltar para o seu estado natural.

Assim como o aquecimento, o desaquecimento vocal também deve ser parte da rotina do cantor.

Mas fique atento porque

Além do aquecimento e desaquecimento, existem diversos outros cuidados que devem ser incorporados para manter a saúde vocal. São eles:

  • Hidratação (lembrando que as pregas vocais não são hidratadas quando a água passa por elas, e sim quando é ingerida a quantidade recomendada de água por dia);
  • O uso de soros e nebulizadores para limpar as vias nasais;
  • Repouso vocal em dias que a voz não será utilizada;
  • Cuidado com ambientes secos, com ar-condicionado;
  • Proteção da região da garganta com lenços e cachecóis nos dias frios e muito mais.

Tempo necessário para o aquecimento vocal

desenho bonequinho branco segurando um relógio

Já o tempo necessário para que esse aquecimento produza os efeitos desejados, é variável de pessoa para pessoa.

O vocal coach e teórico da voz Mark Baxter, autor de “The Rock-n-Roll Singer’s Survival Manual”, é enfático em relação a isso. Para ele, o aluno de canto ou cantor deve aquecer “até estar pronto”. Simples assim.

Contudo, outros autores, de forma mais objetiva, pontuam que esse tempo deve ser entre 5 e 15 minutos. Não mais que isso. E cada exercício proposto na fase de aquecimento vocal não deve ultrapassar os 5 minutos, para não provocar fadiga.

Estima-se que o efeito desses exercícios se estende até 45 minutos. Portanto, se você aquecer horas antes de um show, vai precisar “recalibrar” a voz, ou seja, repetir o procedimento próximo ao horário da apresentação. Meia hora antes seria excelente para manter seu aparelho vocal turbinado do início ao fim da performance.

Há, ainda, um outro fator curioso sobre o tema. Segundo Mark Baxter, quanto menor for o seu show, maior deverá ser o aquecimento vocal e vice-versa.

A explicação é que, para apresentações curtas, de três canções, por exemplo, sua voz deverá estar em plena forma para executá-las com excelência.

Já numa performance de três horas, é possível continuar o aquecimento no próprio palco. Para isso, o cantor deve iniciar com músicas mais leves e fáceis de cantar, sem grandes demandas na extensão vocal ou na pressurização.

Depois, com a voz devidamente preparada, ele passa para as canções mais difíceis. É tudo questão de estratégia.

É só para cantores?

foto de um jovem fazendo cara de dúvida sobre o aquecimento vocal

Engana-se, quem imagina que o aquecimento vocal é voltado exclusivamente para cantores. Na realidade, qualquer pessoa que lida com a voz, como professores, dubladores e atores, devem aquecer os músculos laríngeos antes de uma performance.

Tradicionalmente, o assunto é mais difundido entre os profissionais do canto. Porém, o ideal seria que a prática fosse disseminada amplamente entre todos aqueles que vivem da voz no seu dia a dia.

Um professor que transmite seus conteúdos durante várias horas diárias aos alunos, está também propenso à fadiga e à sobrecarga na musculatura laríngea, podendo evoluir para problemas como disfonia ou rouquidão. Isto certamente poderia ser minimizado com o aquecimento vocal.

Portanto, fica a dica: torne essa prática uma rotina em sua vida!

O acompanhamento dos estudos de canto com um professor também garante que você está dentro da sua extensão vocal e não fará esforços que podem prejudicar os músculos responsáveis pelo canto.

Caso você tenha mais alguma dica para o aquecimento e desaquecimento vocal, compartilhe o seu comentário conosco no espaço abaixo!

Não deixe também de conferir os outros artigos sobre dicas de canto, indicações de cursos online, técnicas vocais e formas de identificar a sua classificação vocal. Boa sorte!

About Mário Feitosa

Músico e compositor popular, o premiado escritor Mario Feitosa é especialista em tecnologia, poeta e redator. Baixista e violonista com décadas de experiência, seu compromisso é transformar a Música em matéria universal. site: https://www.cartolaeditora.com.br/usuario/mario-feitosa/

2 thoughts on “Aquecimento vocal: turbine sua voz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *